Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/02/2021-16h59

Udesc e parceiros articulam criação de rota de cicloturismo no Oeste Catarinense

Projeto prevê roteiro de 300 quilômetros - Foto: Div.
Gestores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizaram duas reuniões neste mês relacionadas à criação da Rota de Cicloturismo Velho Oeste, com participação de organizações parceiras da iniciativa.

Nesta quinta-feira, 11, o encontro online entre representantes da Udesc e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) abordou o que já foi feito e os próximos passos para implantação do circuito, que tem, entre seus objetivos, o de fortalecer a economia regional e inserir a região da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) na rota turística de SC.

Pela Udesc, participaram o reitor, Dilmar Baretta; o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho; a professora Kiciosan Galli, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), que coordena o projeto da Rota de Cicloturismo Velho Oeste e também o programa de extensão Saúde e Equilíbrio; e dois docentes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag): Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, diretor-geral da unidade, e Ivoneti da Silva Ramos, coordenadora do programa de extensão Habilis.

Pela Alesc, esteve presente na reunião o chefe de gabinete do deputado Mauro de Nadal, Dayan Schütz. Nadal é o atual presidente da Assembleia, e seu gabinete destinará uma emenda parlamentar para realização, pela Udesc, da primeira edição do evento Integra Velho Oeste.

Previsto para ocorrer em 12 e 13 de março, o 1º Integra Velho Oeste apresentará a Rota de Cicloturismo para prefeitos e secretários de Desenvolvimento Econômico dos municípios que fazem parte do roteiro. O evento também discutirá linhas de crédito, o uso de plataformas digitais e medidas para segurança de turistas, proprietários e moradores no projeto.

Cunha Porã

A outra reunião ocorreu na última terça-feira, 9, com a professora Kiciosan, a prefeita de Cunha Porã, Luzia Vacarin, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ariel Henn, e a extensionista da Epagri Cleide Hübner. O encontro abordou a Rota de Cicloturismo, o 1º Integra Velho Oeste e as atividades que serão oferecidas aos turistas e à comunidade cunhaporense no Horto Municipal.

No encontro, a prefeita Luzia reforçou o apoio à universidade e a necessidade de trabalhar em parceria para fortalecer o desenvolvimento econômico e também melhorar a qualidade de vida da população.  

Sobre a rota

A Rota de Cicloturismo Velho Oeste é uma iniciativa que tem a Udesc como gestora e conta com diversos parceiros da iniciativa pública e privada. A proposta visa reunir belezas regionais, lazer e conhecimento tradicional em plantas medicinais em um roteiro que inclui as 11 cidades da Amerios no Oeste de SC.  

"Idealizada por um grupo de amigos, a ideia de criar uma rota turística na região Oeste de SC, agregando o turismo holístico e de bem-estar, com o objetivo de fomentar a economia na região e valorizar as propriedades rurais e os comerciantes da região está se fortalecendo a cada dia", destaca a professora Kiciosan.  

Entre as instituições parceiras da iniciativa, além da Udesc e da Alesc, estão a Prefeitura de Cunha Porã, a Polícia Militar de Santa Catarina, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Cooperativa Regional Auriverde e o Núcleo de Turismo e Gastronomia de Cunha Porã.

Cicloturismo

De acordo com o projeto, o viajante fará um percurso em 300 quilômetros com belas paisagens, entre estradas de chão e asfalto, passando por diversas propriedades rurais. O trajeto poderá ser percorrido de diferentes meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.

Kiciosan explica que, no trajeto, será possível aproveitar as cachoeiras, o comércio da região, com sua produção regional de vinhos e cervejas artesanais, os hotéis e pousadas, "além das práticas integrativas e complementares, que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, como os hortos de plantas medicinais, a meditação e a dança circular, entre outras".  

"Ao participar do roteiro, o turista receberá orientações dos trajetos, de como funcionará a segurança pública, pontos de parada, horários de alimentação, de visitação dos hortos de plantas medicinais e das práticas integrativas que acontecerão nas propriedades", complementa a docente.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto prevê roteiro de 300 quilômetros no Oeste Catarinense
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h