Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/09/2019-18h39

Udesc Esag apoia primeira edição no Brasil da Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento

Pela primeira vez, o Brasil sediará o Knowledge Cities World Summit (KCWS), evento internacional sobre cidades do conhecimento e sustentáveis, de 4 a 7 de novembro, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. A 12ª edição é organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SC), com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Durante o encontro, formuladores de políticas públicas, especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas discutirão como os centros inovadores podem crescer e se tornar modelos de desenvolvimento urbano baseados no conhecimento.

O tema desta edição é "Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento" e o objetivo é mostrar e discutir soluções para as cidades e suas regiões enfrentarem desafios como inclusão social, desigualdades econômicas e degradação ambiental.

KCWS

O KCWS, ou Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, é uma reunião profissional independente e global promovida anualmente, desde 2008, pelo World Capital Institute (WCI). Nos anos anteriores, foi realizada no México, China, Austrália, Israel, Itália, Turquia, Estônia, Coreia do Sul, Viena, Peru e Espanha.

Entre o público alvo estão os representantes do setor público responsáveis pela proposição e implementação de políticas, além de interessados nas ferramentas da era do conhecimento para a construção de sociedades mais justas, inteligentes e sustentáveis.É dirigido ainda a cientistas, professores e alunos de graduação e pós-graduação, empresários, arquitetos e profissionais da área da tecnologia e da construção civil, que tratam da sustentabilidade urbana com um viés ambiental e antropocêntrico (que tem o ser humano como principal referencial).

"Está voltado para a ´quádrupla hélice´, composta pelas universidades, governos, empresas e sociedade", resume a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques.

“O tema do evento está no topo da pauta da pesquisa acadêmica, preocupada em discutir caminhos para o desenvolvimento de espaços urbanos mais humanos e sustentáveis” explica a coordenadora do Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag, Micheline Hoffmann.

Para a professora da Udesc Esag, “Os problemas das cidades são complexos e multifacetados e, nesse sentido, um evento que integra atores com competências e vocações tão diversas cria uma arena de discussão e construção de conhecimento fundamental para a busca de soluções efetivas”.

Confira aqui a programação completa

Quarenta trabalhos acadêmicos selecionados serão apresentados. Estes artigos poderão compor um número especial do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD), periódico indexado às principais bases de dados internacionais, como Scopus, Emerging Sources Citarion Index e Academic OneFile. O evento também contará com apresentações culturais e tradução simultânea nas principais plenárias.

Mais informações podem ser obtidas em kcws2019.com.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h