Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/04/2019-19h17

Udesc Esag consolida parceria de intercâmbio com universidade alemã

Professor Kaehler falará sobre intercâmbio nesta terça-feira, às 17h – Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag

Estudantes da graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina tiveram uma aula na tarde desta segunda-feira, 1º, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) com o professor Boris Kaehler, da Universidade de Merseburg (Alemanha), sobre gestão de recursos humanos, área em que leciona e pesquisa na Europa.

Kaehler é mestre em Psicologia do Trabalho pela Universidade Livre de Berlim e doutor em Leis Trabalhistas pela Universidade Johann Wolfgang Goethe, de Frankfurt.

Parceiro da Udesc Esag há nove anos em programas de mobilidade estudantil, Kaehler estará nesta terça-feira, 2, às 17h, no Plenarinho da Reitoria, para uma palestra aberta a todos os estudantes da universidade sobre as possibilidades intercâmbio e estágio na Alemanha, que podem ser estendidas a outros cursos. O evento é gratuito e não exige inscrição.

Intercâmbio

A ligação com a Udesc Esag começou por meio do professor Jovane Medina Azevedo, quando Kaeler ainda estava em outra instituição. Os dois montaram um programa de intercâmbio de estudantes brasileiros e alemães. Quando o professor Kaehler passou a lecionar no curso de Administração em Merseburg, levou o programa para a universidade.

O acordo entre as duas instituições permite que alunos brasileiros passem um ano na Alemanha (seis meses fazendo disciplinas de seu curso de graduação e mais seis meses estagiando numa empresa) e vice-versa. Os intercambistas brasileiros e alemães também dão aulas de seus idiomas nativos (português lá e alemão aqui), preparando novos colegas.

Alunos brasileiros que já participaram do programa tiveram a oportunidade de estagiar em algumas maiores empresas alemãs, como Volkswagen, Bosch e DHL. Estudantes alemães no Brasil estagiam em filiais locais dessas multinacionais organizações brasileiras como a WEG.

“Eu vejo benefícios dos dois lados”, avalia o professor Kaehler. “Para os alunos é fundamental a experiência em outro país, conhecendo a como funcionam a sociedade, as empresas, o trabalho. O Brasil – e a Udesc Esag em particular – são muito bons para isso, porque o povo nos recebe bem, de forma calorosa, o que nem sempre encontramos em outros países. E os alunos brasileiros que vão para lá também enriquecem muito nosso aprendizado”.

Requisitos

Na Universidade de Merseburg, há disciplinas em inglês e alemão, e os intercambistas podem cursar conforme a fluência. O nível de inglês exigido é o B2 e precisa ser comprovado, por exemplo, com teste de proficiência ou carta de recomendação. Para o alemão, é necessário ter nível entre intermediário e avançado.

"Dentro da universidade, todo mundo falava inglês, então era muito tranquilo. Eu sei o básico de alemão, das aulas que a universidade promove. Mas não é necessário ser fluente em alemão", conta a estudante Mirelle Mendes, do curso de Administração da Udesc.

A aluna de Economia Cássia Frey explica que há muito suporte aos estudantes estrangeiros. "Merseburg, a cidade alemã onde está localizada a universidade, é um tanto pequena, será mais difícil encontrar pessoas falando inglês no comércio por exemplo. Mas [...] contamos inclusive com buddies [estudantes locais] que, além de nos ajudar com o que fosse necessário, se tornaram grandes amigos."

Os pré-requisitos da mobilidade para a Universidade de Merseburg estão disponíveis no site da Udesc.

Sobre a cidade alemã

Merseburg fica a 220 quilômetros de Berlim e tem 36 mil habitantes, conforme censo de 2008. Por ser uma cidade pequena, apresenta custo de vida baixo. A universidade dispõe de 11 graduações e dez mestrados.

A cidade oferece muitas atividades culturais, como museus e galerias, esportes ao ar livre (boliche, patinação, ciclismo) e passeio de barco privativo.

Serviço

O QUÊ: Palestra com o professor Boris Kaehler, da Universidade de Merseburg.
QUANDO: Terça-feira, 2, às 17h.
ONDE: Plenarinho da Reitoria, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicação.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Bóris Kaehler fala nesta terça sobre intercâmbio
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h