Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/05/2023-16h38

Udesc Esag e CGE capacitarão professores em curso on-line para Prêmio Honestidade

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), está com inscrições abertas para uma capacitação on-line voltada a professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) das escolas estaduais.

O objetivo do curso é preparar os professores para as ações do 5º Prêmio Honestidade nas Escolas. A capacitação terá 20 horas, com a aula inaugural ao vivo em 13 de junho, das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom. Até o dia 23, todas as demais aulas já deverão estar gravadas e disponíveis no ambiente de aprendizagem virtual Moodle Udesc.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet, até 12 de junho, em bit.ly/CursoPremioHonestidade.

Prêmio

O Prêmio Honestidade nas Escolas é um concurso anual de desenhos promovido pela CGE, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Em 2022, participaram 60 mil crianças e a meta é dobrar o número neste ano.

Esta é a primeira vez que os professores das escolas estaduais recebem um treinamento prévio. “O objetivo é promover melhores debates sobre cidadania e integridade em sala de aula”, explica o controlador-geral do Estado, Márcio Cassol.

Capacitação

A primeira aula ficará a cargo do professor Daniel Pinheiro, coordenador do programa de extensão Educação e Cultura Política, da Udesc Esag, da psicóloga Raquel Favretto e da pesquisadora Ana Oberziner, pós-graduanda em Neuropsicologia. Os ministrantes são membros do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp).

As aulas também contam com a colaboração da equipe Enactus Udesc, que elaborou uma cartilha com conteúdo lúdico para os professores trabalharem em sala de aula. A Enactus Udesc é uma organização de estudantes do campus da universidade em Florianópolis ligada a rede internacional Enactus, voltada ao empreendedorismo social.

Entre os temas a serem abordados estão ética e moral, democracia, direitos e deveres, importância do governo na qualidade de vida e acesso à informação. “A proposta é oferecer a oportunidade de troca não só entre professores e alunos, mas também nas relações com toda a comunidade escolar, incluindo pais e amigos”, afirma o professor Daniel Pinheiro.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br 

Com informações da Assessoria de Imprensa da CGE-SC.



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h