Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/02/2022-19h18

Udesc Esag inicia curso de pós-graduação para servidores do sistema prisional

Curso de Pós-graduação em Gestão Pública Aplicada à SAP teve aula  inaugural com professor José Guerra - Foto: Carlito Costa/Udesc Esag
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), iniciou nesta quinta-feira, 17, um curso de pós-graduação (especialização) em gestão pública desenvolvido especialmente para servidores da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina.

Na aula inaugural na tarde desta quinta, no auditório da Udesc Esag, em Florianópolis, o professor doutor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra falou sobre “Desafios e Mudanças Globais”. Guerra integra o Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

O Curso de Pós-graduação em Gestão Pública Aplicada à SAP é resultado do programa SAP Ciência. Lançado pela secretaria estadual em setembro de 2021, a iniciativa prevê convênios com instituições como Udesc, Unisul e Fundação Escola de Governo - ENA, abrindo 650 vagas para servidores em cursos de especialização, mestrado, doutorado e formação continuada.

Formação

Na Udesc Esag, o acordo permitiu a abertura desta primeira turma de especialização, com 30 alunos. O curso tem duração de um ano, com conclusão prevista para dezembro. “A ideia é oferecer uma capacitação na área de gestão e incentivar os servidores a usar o conhecimento científico nos problemas do dia a dia”, explica o coordenador do curso, professor Daniel Pinheiro. 

De acordo com o secretário de administração prisional e socioeducativa do Estado, Leandro Lima, a ideia é não parar por aí. “Queremos manter esse programa fixo, todos os anos, e já temos recursos próprios no orçamento para isso”, informou o secretário durante a abertura do curso. “Estar com a Udesc é uma chancela que enobrece o projeto e estamos felizes com a parceria”.

Para o vice-reitor da Udesc, Luiz Antonio Ferreira Coelho, o curso permitirá uma troca muito rica entre os mundos da academia e do sistema prisional, vivenciado pelos servidores. “Essa aproximação entre a universidade e a realidade fora dela é bastante frutífera”, disse o vice-reitor. “Por isso temos buscado o maior número possível de parcerias como esta”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso teve aula inaugural com o professor José Guerra
  • Professor José Baltazar Guerra, durante aula inaugural do curso
  • Secretário de Administração Prisional, Leandro Lima (ao centro), ao lado do vice-reitor Luiz Coelho (à esquerda)
  • Vice-reitor Luiz Fernando Coelho (ao centro, com o microfone))
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h