Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/06/2026-18h43

Udesc Esag oferece especialização gratuita em Gestão Municipal

Curso de pós-graduação semipresencial tem 30 vagas para alunos de Joinville

Especialização semipresencial é uma parceria entre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Udesc FOTO: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão oferecendo gratuitamente um curso de Especialização em Gestão Municipal na modalidade semipresencial para gestores públicos, profissionais que atuam neste campo ou egressos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (Pnab). O curso de pós-graduação lato sensu tem três semestres de duração, bancas para avaliação dos trabalhos de conclusão e é aplicado por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, com 150 vagas distribuídas em cinco polos de Santa Catarina: Canelinha, Concórdia, Joinville, Lages e São José.


O curso de Especialização em Gestão Municipal tem o objetivo de capacitar gestores e analistas das políticas governamentais nos processos de formulação, implementação e avaliação e nas atividades administrativas e de prestação de serviços da municipalidade. As aulas têm início em agosto, alternando atividades on-line com encontros presenciais. O edital 023/2026 de seleção de estudantes define as regras de participação e os modos de funcionamento do curso, bem como fixa o prazo que os interessados devem cumprir para submeter o formulário de inscrição: 26 de junho. 

Todas as avaliações realizadas ao longo do curso são presenciais e acontecem nos polos da Universidade Aberta do Brasil em cada uma das cinco cidades participantes. O curso também conta com tutores à distância para acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem. Caso necessário, outros encontros presenciais acontecerão preferencialmente nas terças-feiras, conforme calendário a ser definido. Em Joinville, o polo UAB está localizado no bairro Glória, na rua Brigada Lopes, 153. 

A Udesc integra, ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a equipe nacional de implementação e monitoramento dos cursos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (Pnab). O trabalho busca contribuir para o aperfeiçoamento e a qualificação das ofertas de cursos em todo o país, com relativa margem de adaptação em cada região onde estas oportunidades são oferecidas: os professores da Udesc Esag podem complementar os conteúdos das disciplinas por meio dos planos de ensino e das orientações pedagógicas da instituição, enquanto o Núcleo de Educação à Distância da Udesc Esag presta apoio administrativo e pedagógico à especialização.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47)3481-7882/3481-7922

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h