Faleceu no sábado, 30, o professor aposentado José Carlos Kinchescki. Aos 78 anos, ele estava em tratamento contra leucemia.
Nascido em Florianópolis e formado na segunda turma do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tornou-se uma figura histórica da instituição, que transitou por diferentes setores, como técnico e professor. Logo que concluiu a graduação, atuou como secretário-geral da Esag, cargo equivalente à direção de ensino à época. Posteriormente, assumiu como professor na Esag.
Será lembrado pela sua dedicação, competência e comprometimento ao longo de toda a sua trajetória: “Um grande amigo e irmão”, resume o administrador Hercílio Fernandes Neto, ex-colega de trabalho de José Carlos.
Seu legado ultrapassa o ambiente profissional, deixando marcas profundas na vida daqueles que conviveram com ele. "Tive o privilégio de ter o professor Kinchescki como professor na graduação no início do curso e, mais tarde, como colega de trabalho na Esag. Sempre tão gentil, atencioso e generoso com todos ao redor. Sua memória seguirá viva no carinho e na admiração que deixou em cada um de nós", relembra a diretora de Administração da Udesc Esag, Andrea Dobes.
José Carlos Kinchescki foi presidente da Comissão do Cinquentenário da Esag, contribuindo de forma significativa para a tradição e consolidação do centro. Sempre foi muito ativo na Udesc.
“Na época em que ele foi secretário geral da Esag, equivalia ao atual diretor de ensino. Antes e depois ele foi professor da disciplina de Teoria Geral de Administração, substituída na última revisão curricular por Gestão de Empresas”, comenta o o presidente da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag) e professor da Udesc Esag, Mário César Barreto Moraes.
“O Kim, como era conhecido na Esag, era um perfeccionista, dedicado em tudo que fazia”, complementa.
O velório foi domingo, 31, no Jardim da Paz, em Florianópolis. Deixa enlutados dois filhos e cinco netos, além de muitos amigos.
A direção do centro, em nome de toda a comunidade acadêmica, lamenta a perda irreparável de uma pessoa que marcou a história da instituição e manifesta as suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br