Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2020-18h13

Udesc Esag promove oficinas de formação de professores do centro para aulas não presenciais

Os professores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) passarão na terça e quarta-feira, 9 e 10, por uma preparação para as aulas não presenciais. As aulas dos cursos de graduação têm reinício marcado para 22 de junho, de forma não presencial.

Promovidas pela Direção de Ensino de Graduação do centro, as oficinas tratarão de temas como o ambiente de ensino-aprendizagem, aspectos psicológicos, planejamento pedagógico e uso de ferramentas relacionados ao ensino não presencial, em tempos de pandemia de Covid-19.

Os docentes estão sendo convocados para participar de oficinas de formação, que serão oferecidas a distância. Os professores terão acesso às oficinas de terça-feira, 9, por meio da ferramenta de videoconferência Teams e, na quarta-feira, 10, pelo ambiente de ensino a distância Moodle. Os links foram enviados por e-mail.

Clique aqui para ver a programação completa

Na terça-feira, 9, as oficinas terão um conteúdo de introdução ao ambiente acadêmico das aulas não presenciais e seus impactos no ensino-aprendizagem.

A professora Andressa Pacheco, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), falará sobre o trabalho docente na educação não presencial, e a psicóloga Aryane Magalhães, professora da Faculdade Pitágoras, sobre os aspectos psicológicos envolvidos no ensino em aulas não presenciais.

A programação deste dia é uma organização conjunta da Direção de Ensino de Graduação do centro, em parceria com projetos de ensino Comunidade de Práticas EAD, Comunidade de Práticas e Estratégias de Aprendizagem Baseadas na Neurociência, todos vinculados ao Departamento de Administração Pública e com fomento do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg) da Udesc.

Segundo dia

Na quarta-feira, 10, as oficinas serão direcionadas ao planejamento e ao uso de ferramentas aplicadas às aulas não presenciais.
A técnica universitária Janaína Valentim apresentará o novo Espaço de Acolhimento ao Ensino e Aprendizagem (EA2), que oferece apoio pedagógico a alunos e professores. O EA2 foi reformulado para atender a comunidade acadêmica, inclusive durante o período de aulas não presenciais. Em seguida a professora Roselaine Ripa, do Centro de Educação a Distância (Cead) da Udesc, falará sobre planejamento pedagógico.

As ferramentas a serem utilizadas pelos professores da Udesc Esag serão apresentadas em seguida pelos professores Ivoneti Ramos, do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do centro e Julíbio Ardigo, do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação (Labtic). Os participantes poderão se familiarizar com os espaços de apoio criados nos sistemas acadêmicos Moodle e Polvo, além do Teams. 

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h