Representantes do Ministério da Defesa e do Exército visitaram o
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), nesta segunda-feira, 4, com o objetivo de estreitar relações para uma possível parceria. Participaram da reunião a Direção-Geral, as direções de Extensão e de Pesquisa, além de professores da Udesc Esag. A iniciativa faz parte de uma ação do Exército Brasileiro para se aproximar de empresas e da academia.
O objetivo da visita foi conhecer os grupos de pesquisa e áreas de extensão e inovação da Esag, a fim de avaliar a possibilidade de desenvolvimento conjunto de pesquisas e projetos de inovação no contexto militar, contribuindo para o fortalecimento da defesa nacional. “A conversa foi muito positiva, identificamos uma sinergia bastante interessante. Temos competências em pesquisa, extensão e inovação alinhadas às linhas estratégicas para o fortalecimento de áreas críticas para a defesa nacional”, afirmou o professor Denilson Sell.
Ele acrescentou: “Falamos sobre o foco dos grupos de pesquisa, sobre projetos em desenvolvimento e identificamos um conjunto de temáticas de interesse mútuo”. O encontro resultou em uma aproximação promissora, que pode gerar desdobramentos futuros.
Estiveram presentes o General de Divisão Robson Santana de Carvalho, coordenador do Escritório de Florianópolis do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA), do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército; o Coronel Ben-Hur de Albuquerque e Silva, da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa do Ministério da Defesa; o Tenente-Coronel Alex Lima Teodoro da Penha, também da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa do Ministério da Defesa; e o Coronel Silon César Stumm, do Escritório de Florianópolis do SisDIA.
"Essa conexão com o Ministério da Defesa agrega ainda mais valor à Esag, porque abrimos mais uma oportunidade de desenvolver e aplicar os conhecimentos e as competências dos nossos professores", conclui a diretora de Extensão, Patricia Vendramini.