O campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis, terá um brechó solidário nesta sexta-feira, 7, das 10h às 19h, no Hall do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart). Além de gastar pouco e fazer bem ao ambiente com a economia circular, quem aparecer para garimpar alguns “achados” também ajudará projetos de proteção animal.
O brechó solidário é organizado pelo projeto Gatos do Mato Floripa, ligado ao programa Pontes da Sustentabilidade, da Udesc Esag, que incentiva a educação socioambiental, por meio de atividades e parcerias para ações colaborativas.
Toda a renda obtida com a venda das peças novas e usadas será destinada a três projetos parceiros que atuam na proteção e no cuidado de animais em situação de vulnerabilidade:
-
Bredog Floripa - projeto voluntário com mais de 15 anos de atuação na proteção animal em Florianópolis. Já ultrapassou dois mil animais resgatados de situações de maus-tratos e abandono. As protetoras mantêm muitos dos animais em hospedagens e também em suas próprias casas, garantindo alimentação, tratamento e acolhimento.
-
Animais do Frei - atua nas comunidades Frei Damião, Caminho Novo e Brejaru, áreas de grande vulnerabilidade social. O grupo trabalha tanto no resgate e cuidado de animais quanto no apoio às famílias locais, promovendo castrações, fornecendo medicações e orientando sobre cuidados responsáveis.
-
Sucatos Floripa - voltado ao cuidado de gatos resgatados de um ferro-velho em Florianópolis, que são mantidos sob os cuidados de uma protetora.
Os recursos arrecadados serão integralmente destinados à compra de ração, hospedagem de animais resgatados, tratamentos veterinários e castrações.
Para a coordenadora do Programa Pontes da Sustentabilidade e professora da Udesc Esag, Janice Mileni Bogo, a solidariedade tem várias formas e contextos. "Proteger e respeitar os animais é também nossa responsabilidade. Cuidar uns dos outros e sempre acolher o mais frágil é um ato de dignidade e amor”, destaca Janice, integrante do projeto Gatos do Mato Floripa.
Apoio
Além de promover eventos como os brechós solidários, o Gatos do Mato Floripa também cuida de duas colônias de gatos em Florianópolis, uma localizada em um parque público e outra em um sítio na Colônia Santana.
O objetivo é apoiar protetores independentes da Grande Florianópolis. Eles fazem um trabalho de resgate, tratamento, hospedagem e alimentação de cães e gatos em situação de fragilidade ou abandono.
Conheça os projetos no Instagram @gatosdomato.floripa, @bredogfloripa, @sucatos.floripa e @animaisdofrei.
Serviço
O QUÊ: Brechó Solidário Gatos do Mato/Bredog
QUANDO: sexta-feira, 7 de novembro, das 10h às 19h
ONDE: Hall da Udesc Ceart
ORGANIZAÇÃO: projeto Gatos do Mato Floripa - Udesc Esag
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária sob supervisão do jornalista Magali Moser.