A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu, na última quinta-feira, 11, a homologação oficial do Ministério da Educação (MEC) para a criação do Mestrado Acadêmico em Economia, novo curso de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.
Com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a homologação pelo MEC, a Udesc tem agora o prazo de um semestre para implantar o novo programa, que deverá iniciar as aulas da primeira turma em 2026. A expectativa é que o edital para o processo seletivo seja lançado no segundo semestre de 2025, após a conclusão da organização interna do curso. Um colegiado provisório será formado por professores envolvidos no projeto para definir regulamentos, estrutura e detalhes do programa.
Mestrado Acadêmico
O Mestrado em Economia da Udesc Esag será do tipo acadêmico, com foco na formação de professores e pesquisadores da área. Embora voltado à pesquisa, o curso terá uma forte ênfase na aplicação da ciência econômica à realidade prática e profissional.
O novo mestrado terá aulas noturnas com professores dos departamentos de Ciências Econômicas, Administração Pública e Administração Empresarial da Udesc Esag, além da colaboração de professores da Udesc Balneário Camboriú (Administração Pública) e da Udesc Alto Vale (Ciências Contábeis). A estrutura curricular terá duas linhas de pesquisa, uma delas será voltada a estudos sobre crescimento e desenvolvimento econômicos e a outra sobre políticas públicas, que irão complementar e aprofundar as pesquisas já desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Administração (mestrado e doutorado) da Udesc Esag.
Este será o segundo mestrado público em Economia em Santa Catarina, reforçando o papel da Udesc como referência regional em ensino e pesquisa. A proposta do curso foi elaborada por uma comissão formada pelos professores Patricia Bonini, Marcello Zappellini, Adriano de Amarante, Alexandre Schwinden Garcia, Marcos Vinicio Wink Jr. e Silvio Hong Tiing Tai.
Para o professor da Udesc Esag, Marcello Zappelli, a abertura da nova turma de mestrado em Economia marca um passo importante para o fortalecimento da pesquisa econômica no estado. “O objetivo é preparar economistas com sólida formação teórica e empírica, capazes de atuar tanto na academia quanto no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do país”.
Com a novidade, a Udesc Esag passa a contar com cinco programas stricto sensu de pós-graduação: