A iniciativa se direciona a estudantes de cursos da graduação, da pós-graduação e servidores da Faed
O
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), oferece curso de inglês presencial e gratuito no segundo semestre, para alunos de cursos da graduação e pós-graduação e servidores. No total são 50 vagas disponíveis, distribuídas em dois níveis, o nível Iniciante nível 3 e o nível Intermediário nível 3, cada um com 25 vagas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto através do
formulário eletrônico.
A professora Sofia Gollnick é graduanda do quarto período de Letras Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ministra as aulas do curso desde agosto de 2025, segundo ela, os alunos demonstram interesse e interagem em todas as aulas.
"Eles demonstram mais confiança ao falar e interagir uns com os outros em inglês, além de conseguirem ler e participar de eventos no idioma", diz.
O método utilizado é baseado em tarefas comunicativas, levando o aluno a compreender diferentes tipos de linguagem, promovendo também a socialização entre estudantes e servidores.
Sofia explica que oferecer cursos de idiomas gratuitos em instituições como a Udesc contribui para democratização do conhecimento e para a redução de desigualdades:
"É uma estratégia importante para ampliar o acesso ao conhecimento e às oportunidades educacionais, contribuindo para reduzir, ainda que de forma parcial, uma desigualdade estrutural".
O curso possui uma carga horária total de 45 horas, dividida em 3 horas de aula por semana, nas segundas e quartas-feiras. Para o nível iniciante as aulas serão das 8h30 às 10h, já o intermediário das 10h30 às 12h, para os dois dias. As aulas serão ministradas na sala 109.
Os interessados devem estar regularmente matriculados em cursos da Udesc Faed, já os servidores devem estar trabalhando no momento da inscrição. A seleção será realizada por meio de sorteio público no dia 13 de agosto às 15h na sala 328.
Caso haja vagas remanescentes, estas serão destinadas a alunos e servidores de outros centros da Udesc. As aulas iniciam no dia 17 de agosto.
Os candidatos que foram aprovados nos cursos de inglês do primeiro semestre de 2026 terão sua vaga garantida, sem necessidade de nivelamento caso desejem cursar o nível subsequente. Os demais candidatos inscritos devem fazer um teste de nivelamento correspondente ao nível desejado. O link para o teste será enviado por e-mail após a inscrição.
O coordenador do Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios da Udesc Faed, Fernando Coelho, responsável pela realização do curso, entende que oferecer um curso de inglês é fundamental para a formação dos estudante e dos servidores.
"Dominar o inglês é fundamental para que os alunos possam interagir internacionalmente, o inglês é o idioma acadêmico ocidental", afirma.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Isadora Bringhenti Serpa
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
(estagiária sob supervisão da jornalista Magali Moser)