Intercambista Lucas Pace, da Roanoke College (EUA),
participou das atividades na região. Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), concluiu nesta quinta-feira, 5, uma série de expedições geográficas na Reserva Araponga, localizada no município de Santa Rosa de Lima (SC). As atividades técnico-científicas na região foram coordenadas pelos
Laboratório de Geoprocessamento (Geolab) e Laboratório de Geografia Física (Legef), da Udesc Faed, com a participação do estudante americano Lucas Pace, da
Roanoke College, dos Estados Unidos.
A principal atividade realizada foi uma imersão voltada aos levantamentos de dados geográficos físicos e sócioculturais da reserva. Durante a visita, o intercambista contou com o apoio e supervisão técnica do doutorando Arthur Philipe Bechtel, pesquisador do
grupo Biogeo, da Udesc Faed, e também do discente de geografia Luís Araújo de Souza.
Além de apoiar Lucas, a equipe aproveitou a oportunidade para investigar a presença de possíveis paleotocas na região, contribuindo também para a pesquisa de doutorado de Arthur.
Compreensão das dinâmicas locais de prestação de serviço
O trabalho de campo contou com o apoio do presidente da Reserva Araponga, o geólogo Christian Doberëiner. Durante os dias de visitas, foram explorados diversos pontos de interesse geológico, geomorfológico, turístico e social junto à comunidade Santa Bárbara, onde a reserva está situada. O trabalho de Lucas teve como foco compreender as dinâmicas locais de prestação de serviços, especialmente voltadas ao geoturismo, que é uma importante atividade econômica para a comunidade.
Para isso, foram realizadas visitas a empreendimentos turísticos, com coleta de informações geográficas, registros fotográficos e entrevistas com moradores sobre o cotidiano e as expectativas em relação ao desenvolvimento do geoturismo na região.
Grupo investigou existência de paleotocas
Além disso, o grupo investigou cavidades naturais na tentativa de identificar paleotocas - estruturas escavadas por animais pré-históricos.
Embora as cavidades observadas não apresentassem as características típicas dessas formações, o levantamento gerou informações valiosas para a pesquisa do doutorando. Como resultados preliminares da expedição, foram catalogados 15 pontos de interesse, tanto geológicos e geomorfológicos quanto relacionados à prestação de serviços turísticos na comunidade.
Destaca-se também a abertura de uma nova trilha na reserva, que dá acesso a uma cascata e a um dos cânions da região.
Apresentação dos resultados das expedições
Na última terça-feira, 3, a equipe realizou uma apresentação no CartoLab, da Udesc Faed, para os demais alunos do curso de Geografia, para compartilhar a experiência de campo e destacar a importância da internacionalização da pesquisa.
A atividade inspirou os estudantes de Geografia da Udesc Faed a conhecerem as diversas oportunidades de intercâmbio e colaboração científica. O estudante americano Lucas destacou que a experiência foi enriquecedora, não apenas para sua formação acadêmica, mas também para o seu crescimento pessoal. Ele também ressaltou o potencial que experiências como essa têm de fomentar futuras colaborações entre pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos.
Os professores Francisco Henrique de Oliveira e Jairo Valdati, responsáveis pela articulação do intercâmbio, destacam a importância de iniciativas como essa para fortalecer as parcerias internacionais da Udesc.
Articulação entre instituições
O convite a Lucas para realizar a expedição à Santa Rosa de Lima foi fruto de um diálogo entre as instituições com a direção da Reserva Araponga, para ampliar as trocas de conhecimento e criar oportunidades para estudantes e docentes de ambos os países.
"Esse intercâmbio é um exemplo de como a cooperação internacional pode enriquecer a formação acadêmica na graduação, fortalecer as pesquisas visando uma ação futura junto a pós-graduação e ainda contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais", considera o professor Francisco Henrique de Oliveira, que agradece todas as instituições e agentes envolvidos na iniciativa.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br