Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/07/2025-15h45

Udesc Faed lança atlas temático sobre migrações internacionais em SC no século 21

Publicação está acessível de graça em formato digital

Publicação online traça perfil dos migrantes que  vieram para Santa Catarina neste século. Arte: div.
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou nesta quinta-feira, 17, o “Atlas temático: das migrações internacionais em Santa Catarina no século XXI”. A publicação é digital e pode ser acessada gratuitamente no Repositório Institucional da Udesc. O objetivo é dar visibilidade e compreensão sobre a presença destes imigrantes no Estado, a partir do mapeamento dos grupos e do panorama das mobilidades contemporâneas.

O atlas foi elaborado por professores e pesquisadores do centro de ensino, a partir do programa de extensão “Novos Imigrantes em SC: Cidadania e Diálogo Intercultural”, que visa ampliar o conhecimento sobre as migrações recentes no estado.

O material apresenta o volume e a distribuição de imigrantes internacionais no Estado, além do perfil desta população. Também traz depoimentos de momentos de vida de migrantes de diversas nacionalidades, como Gana, Venezuela, Argentina, Haiti, Síria, Angola e Portugal. 

Dados oficiais

O material foi elaborado a partir de dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), da Polícia Federal, e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com os autores, a ideia é contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas aos migrantes e ampliar a compreensão sobre os novos imigrantes em Santa Catarina, a partir de uma sociedade mais plural, multiétnica e diversificada.

Contribuiram para a elaboração do atlas os professores e pesquisadores Gláucia de Oliveira Assis, Lucas Matias da Silveira, André Souza Martinello, Daniel Granada, Isa de Oliveira Rocha, Francisco Canella, Silvia Maria Fávero Arend  e Michelle Maria S. Cechinel, a maioria ligados ao Observatório das Migrações de Santa Catarina, vinculado ao Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF), da Udesc Faed.

Sobre as migrações em SC

O estado de Santa Catarina construiu, ao longo de sua história, uma representação positiva da diversidade proporcionada pelos fluxos migratórios históricos, marcados pela chegada de imigrantes europeus, sobretudo a partir do século 19. Ao longo do século 20, essas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento econômico, cultural e social do estado, além de terem influenciado significativamente sua composição étnica.

No início do século 21 novos fluxos migratórios trouxeram diferentes perfis de imigrantes para Santa Catarina, justamente o foco do trabalho realizado no Atlas temático: das migrações internacionais em Santa Catarina no século XXI. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Publicação online traça perfil dos migrantes que  vieram para Santa Catarina neste século.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h