Docentes Danilo e Bárbara (à dir.) conheceram os
laboratórios e grupos de pesquisa. Foto: Ediane França
O Centro de Ciências Humanas e de Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu nesta segunda-feira, 16, os professores Danilo Garcia da Silva e Bárbara Cortella Pereira, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Danilo e Bárbara são líderes do Grupo de Estudo Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância (Geplolei), da universidade matogrossense, e estão em licença capacitação no
Laboratório e Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), da Udesc Faed.
Os dois docentes trabalham em cima da linha de pesquisa Alfabetização e Políticas Curriculares, a mesma em que atua o professor Lourival José Martins Filho, integrante do Nape. Danilo e Bárbara aproveitaram a visita para conhecer os laboratórios e grupos de pesquisa da Udesc Faed, além de participar de reunião no Nape, com a presença da diretora-geral do centro de ensino, professora Cláudia Mortari.
No encontro, professor Altino José Martins Filho apresentou a linha de pesquisa Formação Docente e Infância, do Nape e, por sua vez, a professora Alba Regina Batisti de Souza apresentou a linha de pesquisa Formação Docente e Prática Pedagógica. Mestrandos e doutorandos do Nape também compartilharam as pesquisas em andamento e o trabalho integrado de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido no laboratório.
O professores também foram recepcionados pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Udesc Faed, professora Luciane Mulazzani, no Observatório de Práticas Escolares (OPE).
Os dois docentes da UFMT também apresentaram as pesquisas em andamento no Geplolei/UFMT. Destacaram que a integração com o Nape objetiva compreender ainda mais a relação entre alfabetização e literatura infantil na infância e sua contribuição para a formação de crianças leitoras e autoras, no contexto do livro como objeto cultural impresso e no contexto digital.
Para a professora Cláudia Mortari, a integração entre a Udesc Faed e outras instituições superiores de ensino referências no Brasil é essencial. "É uma alegria recebê-los aqui na Faed, em especial neste espaço que tem um trabalho consolidado no campo da alfabetização e da formação focente. A Faed prima pelo diálogo e a produção de conhecimento em parceria", ressaltou a diretora-geral.
Roda de conversa sobre Educação Literária
No último dia 4 de junho, os dois pesquisadores e acadêmicos do curso de Letras da UFMT, assim como docentes e acadêmicos do PPGE e do curso de graduação em Pedagogia, da Udesc Faed, já haviam realizado uma roda de conversa sobre Educação Literária, no formato online, sobre delucidação de conceitos em seu redor em parceria com as Universidades de Évora e do Minho, ambas de Portugal. A reflexão foi realizada pela professora Angela Balça, docente das duas instituições portuguesas.
Para a educadora, educar literariamente na escola envolve múltiplos fatores: os professores e os estudantes, os documentos programáticos, as práticas pedagógicas e os textos que se aproximam, partilham e estudam com os estudantes. Neste sentido, segundo a docente portuguesa, os professores necessitam possuir não só uma sólida formação na área da língua, da literatura e da sua didática, mas também é obrigatório que sejam grandes leitores. “O professor, ele próprio um leitor, sabe o quão importante é viver autênticas experiências de leitura” destaca a educadora.
A roda de conversa foi organizada pelo Nape (Udesc Faed) e pelo Geplolei, da UFMT.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br