Voltado à participação de professores de escolas inclusas, será realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) o 4º Seminário Desenho - Cognição, Cultura e Educação nesta terça-feira, 3, que terá como tema os objetos-imagens na invisualidade e o vocabulário pictográfico.
Organizado pelo grupo de pesquisa Imagem, Arte e Desenho na Escola (Giade) e pelo Laboratório de Pesquisa em Desenho Infantil e Adolescente (Labdia), o evento ocorrerá na Sala Básica 8 do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, com entrada gratuita e aberta ao público.
As inscrições poderão ser realizadas às 8h no local e será conferido certificado aos participantes, no total de dez horas.
Mesas-redondas
Na parte da manhã, entre 8h30 e 12h30, haverá a mesa-redonda "Objetos-Imagens na Invisualidade", com mediação de Liane Oleques, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc.
O debate terá a presença de Eliane Maria Silveira e Idavânia Maria de Souza Basso, do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP); Fabiane Araujo Chaves, da ONG Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (Cadia) e da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic); e de Inês Berlanda Seidler, também da Acic.
Na primeira parte da manhã, Eliane e Fabiane abordarão aspectos do trabalho de coordenação e de atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais nas entidades onde elas atuam, o CAP/Florianópolis e a Acic.
Depois, a professora Idavânia falará sobre a sua experiência como mãe de uma criança com necessidade especial de aprendizagem, e a professora Inês Seidler apresentará o trabalho "Elaboração Conceitual e Letramento" como docente para crianças cegas.
Na parte da tarde, entre 14h e 17h, ocorrerá a mesa-redonda "O Vocabulário Pictográfico", com a presença de Mari Ines Pieka, doutoranda no PPGAV e Maria Lúcia Batezat Duarte, professora do Departamento de Artes Visuais e do PPGAV da Udesc. A mediação fica por conta da pesquisadora Liane Oleques.
Maria Lúcia mostrará as bases conceituais que fundamentaram a criação do vocabulário pictográfico e, em seguida, Maria Ines apresentará o processo de construção das figuras que compõem a obra, indicando os recursos gráficos necessários à sua confecção e leitura.
Lançamento de livro
Às 17h30, haverá o lançamento e a distribuição gratuita do livro "Vocabulário Pictográfico para a educação inclusiva – Volume 1, Animais", de Maria Lúcia Batezat Duarte e Mari Piekas.
O livro, sobre produção e leitura de imagens visuais e táteis para crianças com necessidades educacionais especiais, procura criar conexões bem precisas entre as palavras e os objetos ou entidades do mundo. Dessa forma, a obra fundamenta, sistematiza e apresenta pictogramas que podem ser reproduzidos.
Os pictogramas que compõem a publicação foram criados a partir de desenhos infantis usuais, denominados esquemas gráficos. "Eles são tão gerais e neutros como as palavras que designam classes ou categorias de objetos, tais como 'cadeira', 'gato' ou 'sapato'. O objetivo é oferecer às crianças com necessidades educacionais especiais um recurso comunicacional e cognitivo propiciado pela concisão conceitual inerente a essas palavras/imagens", afirma Maria Lúcia.
Dedicado às crianças, aos pais, e aos professores das séries iniciais, o livro surge com a intenção de estabelecer uma relação rápida e eficaz entre a aparência visual dos objetos e as palavras que os designam. "Queremos oferecer um conjunto de imagens visuais e táteis que possa ser compreendido em qualquer língua, por qualquer comunidade na qual aquele objeto desenhado exista", dizem as autoras.
A obra relaciona tanto o campo do desenho infantil, das artes visuais e do design informacional, como também da psicologia cognitiva e das neurociências.
"Nossa experiência está impregnada pelo trabalho com crianças cegas, mas sabemos da importância do desenho e das imagens visuais para as crianças com grave deficiência auditiva e sobre o quanto eles podem auxiliá-las como recurso para significação da escrita ou da comunicação pela Libras. Apostamos nas possibilidades do 'Vocabulário Pictográfico' como um recurso para a ampliação e facilitação dos processos cognitivos de todas as crianças", complementam.
Sobre o Giade
O grupo propõe-se a investigar as relações da criança e do adolescente com a arte, a imagem e o desenho, estabelecendo intersecções entre os seus objetos do cotidiano e os meios visuais informacionais, comunicacionais e artísticos.
O principal recurso de investigação é o desenho e suas fontes, desde o ambiente familiar na idade mais precoce.
Sobre o Labdia
Criado em 2006, integra o Giade e tem como objetivos realizar investigação monográfica e microscópica do desenhar infantil e adolescente com registros de imagem e som; acompanhar o movimento das crianças e dos adolescentes em direção ao desenho com o suporte de softwares; registrar o alvorecer do desenhar infantil por meio de recursos tecnológicos; e criar acervo de desenhos infantis e de adolescentes.
Além disso, busca possibilitar espaço de investigação aos alunos de graduação e pós-graduação; possibilitar o intercâmbio de informações e investigações; e investigar as possibilidades do desenho como elemento de inclusão para crianças com quadros de deficiência física.
Serviço:
O QUÊ: 4º Seminário Desenho - Cognição, Cultura e Educação.
QUANDO: Terça-feira, 3, das 8h às 18h.
ONDE: Sala Básica 8 da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350