Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/06/2020-13h57

Udesc fortalece inserção social da sua produção de pesquisa e de pós-graduação

Cursos de mestrado e doutorado realizaram quase nove mil produções em 2019 - Foto: Marcelo Cardoso
Em 2019, os 36 programas de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), responsáveis pelos cursos de mestrado e doutorado, realizaram quase nove mil produções intelectuais, com destaque para artigos em periódicos, livros e capítulos de livros e trabalhos completos em anais.

A produção científica no período incluiu ainda mais de 640 dissertações de mestrado e teses de doutorado e quase 600 ações voltadas à educação básica, como eventos, palestras, oficinas e cursos realizados em parceria.

O levantamento é proveniente do sistema de coleta realizado anualmente para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), por equipes dos programas de pós-graduação e das direções de Pesquisa e Pós-Graduação.

Consolidação

"A pesquisa e a pós-graduação da Udesc merecem destaque por seu crescimento na busca pela consolidação. De um curso de pós-graduação stricto sensu em 1995, passamos aos atuais 50 cursos, sendo 35 mestrados e 15 doutorados", destaca a pró-reitora da área, Letícia Sequinatto.

A Udesc também possui quatro cursos de especialização (lato sensu). "Se tivessem sua produção contabilizada pelo sistema de coleta da Capes, os números se revelariam ainda mais representativos na esfera técnico científica, apresentando resultados positivos e de grande relevância, principalmente no contexto da sociedade catarinense", afirma Letícia.

Grupos de pesquisa

Na área de pesquisa, a Udesc possui hoje 190 grupos certificados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

“É importante registrarmos nosso reconhecimento e agradecimento a todos os envolvidos. A pesquisa e o ensino de pós-graduação são realizados com muita dedicação por parte dos docentes, discentes e técnicos, que, mesmo diante do momento particular que estamos vivendo, não suspenderam as atividades", diz a pró-reitora.

Para o reitor, Dilmar Bareta, "a Udesc precisa, cada vez mais, permanecer atuando com excelência e com inserção social no âmbito da pesquisa e da pós-graduação, que se desdobram nas diversas ações realizadas em todas as regiões do Estado".

Referência

Fundada em 20 de maio de 1965, a Udesc mantém o Estado na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior. SC só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná no último levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).

A Udesc também está no Times Higher Education (THE), ranking que apresenta as melhores universidades do mundo. Nesse levantamento, ela apareceu pela primeira vez entre 1.396 instituições de 92 países.

Além disso, a universidade é uma das 50 instituições que mais produziram ciência no Brasil nos últimos cinco anos, conforme ranking feito pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cursos de mestrado e doutorado realizaram quase 9 mil produções em 2019
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h