Os alunos, professores e técnicos de dois centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já estão utilizando o “SIGA”, o novo sistema de gestão acadêmica que irá agilizar os processos internos e garantir a qualidade de ensino na instituição. “É o registro acadêmico do estudante, desde o momento em que ele entra na universidade, até a sua saída”, relata a analista de sistemas da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic) da Udesc, Sinara Molossi.
A migração de dados dos sistemas antigos (Sigma Web e Sistema HT) para o atual já foram feitas, e agora a Udesc terá uma base única, com sistemas integrados, com acesso em todos os centros. Os primeiros a implantarem o sistema foram o Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (Esag) e o Centro de Educação a Distância (Cead).
Segundo a analista de sistemas, Sinara Molossi, a Esag, que conta atualmente com 1700 alunos e 90 professores, foi a grande parceira desse projeto. “Inicialmente alguns processos foram homologados junto a equipe da secretaria e professores. Após isso, o diretor de Ensino, Arnaldo José de Lima e a secretária de Ensino, Ana Cristina Benazzi, envolveram os alunos por meio de reuniões de validação com os líderes de turma que assumiram o compromisso de replicar aos colegas, otimizando os recursos, agilizando testes e o efetivando o uso do sistema”, disse Sinara.
No Cead, o "SIGA” modernizou e integrou todos os processos das áreas de graduação e pós-graduação. “Todos os 815 alunos que iniciaram o curso de Pedagogia a distância, em maio, já estão cadastrados no novo sistema. A nova ferramenta colabora muito para os alunos e professores do Cead”, afirma a secretária de Ensino do Cead, Maria Helena Tomaz.
“Siga” nos 11 centros
O objetivo da Setic é implantar o “Siga” em todos os 11 centros da universidade e assim beneficiar mais de 12 mil alunos e professores da Udesc. “O trabalho é de fundamental importância já que a Universidade dos Catarinenses, que conta atualmente com 11 centros espalhados em várias regiões de Santa Catarina, precisa de rapidez e eficiência para a tomar decisões”, avalia o secretário da Setic, Jairo Wensing.
Para garantir o bom funcionamento do novo sistema, a Setic já realizou treinamentos básicos com os secretários de ensino de todos os centros, que serão os responsáveis por gerenciar o “Siga”, realizando a gestão acadêmica dos alunos, atividades dos professores, além de outras demandas relacionadas à graduação, pós-graduação e ensino a distância. “Vamos implantar o Siga em todos os centros e iremos informar com antecedência os secretários de ensino para o treinamento mais completo”, afirmou o analista de sistemas da Setic, Uilderson Cezar.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142