Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/09/2018-17h36

Udesc inaugura exposição sobre o artista Cleber Teixeira no Museu Histórico de Santa Catarina

O programa de extensão “Entre livros, tipos e desenhos: interlocuções da cultura gráfica” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) organiza a exposição gráfica Editora Noa Noa e Cleber Teixeira no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) nesta quinta-feira, 20, às 19h. Rodas de conversa, coquetel e lançamento de publicações estão programadas para a abertura. O evento foi planejado pelo grupo em parceria com a Editora Noa Noa e a biblioteca Cleber Teixeira e permanece aberta com atividades até dia 18 de outubro.

O material exposto apresenta o percurso tipográfico e cultural de Cleber Teixeira do Rio de Janeiro até Florianópolis, um carioca amante das palavras. Em vida, sua casa no bairro Agronômica era ponto de encontro para conversas, trocas de livros e outras trocas culturais, virando, de certa maneira, um centro cultural. Em 2014, um ano após a sua morte, o edital Elizabete Anderle de Estímulo à Cultura premia um projeto, cunhado por sua esposa Maria Elizabeth, com o objetivo de criar uma biblioteca com o acervo da casa.

Parte dos milhares de livros nas prateleiras foram impressos pela editora de Cleber Teixeira – a Noa Noa. Usando uma prensa de Gutenberg, um dos primeiros modelos de prensa da história, publicou 69 livros clássicos nacionais e internacionais.

Sessão de Cinema

Além da exposição, na programação do evento consta a exibição de dois filmes no Museu Histórico de Santa Catarina produzidos sobre a vida de Cleber Teixeira. Um deles, intitulado “Só Tenho um Norte”, será exibido no dia 4 de outubro, às 19h.

Manoel Ricardo de Lima, produtor junto de Júlia Studart do documentário comenta: “Cleber faleceu em 2013 e nos deixou algumas lições muito preciosas de aprendizagem acerca da delicadeza e do afeto ao livro, aos amigos, com o mundo e com a vida. Um inventor de circunstâncias, sem pressa, sem estratégias de inserção no mercado e cumprindo um movimento contrário a toda burocratização do amanhã”.

O outro filme que está na programação é “Cleber e a Máquina”, que ganhou o Prêmio Catarinense de Cinema em 2011. A história conta sobre a reforma de uma impressora tipográfica fabricada no século 19, e apresenta entrevistas com artistas e outras pessoas que viveram com Cléber Teixeira. A exibição ocorre no dia 11 de outubro, às 19h, no mesmo local.

Programa de extensão

O programa de extensão “Entre livros, tipos e desenho: interlocuções da cultura gráfica” trabalha com o acervo a editora Noa Noa, e tem o objetivo de estreitar as relações entre alunos, professores, pesquisadores, técnicos com a comunidade através de atividades interdisciplinares. Os eventos normalmente envolvem o design, as artes visuais, educação e a literatura atuando diretamente na educação cultural. Nas suas atividades estão presentes os debates teóricos unidos a pratica relacionados à cultura gráfica.

Programação

20/09 – 19h - Abertura, conversa, coquetel e lançamento de publicações
27/09 – 19h - Visita mediada, onde será possível ter acesso e folhear todos os livros presentes na exposição
04/10 – 19h - Exibição do filme “Só tenho um norte” e conversa com Demétrio Panarotto
11/10 – 19h - Exibição do filme “Cleber e a Máquina” e conversa com Rosana Cacciatore e convidados
18/10 – 19h - Mesa com depoimentos e relatos de Ilka Boaventura Leite, Regina Melim, Water Costa e Ylmar Corrêa Neto

Serviço:

O QUÊ: Exposição Editora Noa Noa e Cleber Teixeira: Poeta, cavaleiro sem cavalo e tipógrafo.
QUANDO: Abertura em 20 de setembro, às 19h. Visitação até 21 de outubro – terça a sexta-feira, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
ONDE: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa. Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada inteira: R$ 5,00 (público em geral)
Meia-entrada: R$2,00 (estudantes, menores de 18 anos, doadores de sangue registrados em hemocentros de SC, professores exercendo docência nos níveis infantil, fundamental, médio e superior)
Entrada livre (grupos de instituições de ensino previamente agendados, crianças com idade inferior a 5 anos, pessoas com deficiência, aos domingos para todos, maiores de 60 anos, guias turísticos cadastrados/regulamentados)

Observação: No dia da abertura, como nos dias das atividades que envolvem a exposição, a entrada é gratuita. Para agendar visitas de grupos, com mediação, entrar em contato pelo e-mail: cultura.grafica.udesc@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h