Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2011-20h23

Udesc inaugura herbário em Lages que irá servir para as áreas de ensino, pesquisa e extensão

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, em Lages, promoveu nesta quarta-feira (1º/6), o “Olhar do CAV sobre a Biodiversidade Catarinense”. O evento foi marcado pela inauguração do Herbário LUSC - Lages da Universidade do Estado de Santa Catarina, o único da região serrana catarinense, e que servirá para as áreas de ensino, pesquisa e pós-graduação.

“Com o LUSC, a Udesc atinge uma de suas missões que é a da sustentabilidade, resgatando a flora do nosso Estado. O herbário é de grande importância já que servirá para áreas de ensino, pesquisa e extensão.  É a excelência acadêmica com  compromisso social”, disse o reitor da universidade, Sebastião Iberes Lopes Melo, durante o evento.

O Herbário LUSC já conta com uma coleção de 3 mil exemplares de plantas desidratadas e identificadas.  “O herbário é uma coleção cientifica de plantas desidratadas, preparadas de acordo com as normas técnico-cientificas, permitindo a sua utilização em estudos comparativos, históricos e documentários da flora de uma região ou país. Ele segue padrões de excelência, inclusive com as plantas sendo mantidas a uma temperatura de 16 graus”, afirma a professora da Udesc, Roseli Bortoluzzi.

O evento ainda contou com uma exposição de fauna e flora, no período da manhã, que recebeu 400 alunos de 12 escolas de Lages, e com a palestra “Conservação de Florestas Tropicais”, do professor da UFSC, Ademir Reis, além do lançamento de quatro livros na área. “Falei sobre a importância de integrar as pesquisas em diversas áreas para os estudantes e professores do CAV. No nosso novo ecossistema é necessário interligar estudos para acharmos soluções”, disse o palestrante.

O “Olhar do CAV sobre a Biodiversidade Catarinense” foi prestigiado também  por algumas autoridades da Udesc como o vice-reitor, Antonio Heronaldo de Sousa; o diretor do CAV, Cleimon Dias; e pelo Secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Amauri Bogo.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142

galeria de downloads
galeria de imagens
  • herbário
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h