Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/02/2019-15h21

Udesc indexa revista DAPesquisa em diretório internacional de periódicos científicos

A revista DAPesquisa, periódico editado pela Direção de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi indexada recentemente na base de dados Doaj (Directory of Open Access Journal), importante diretório de periódicos científicos internacionais.

O Doaj é um diretório online que indexa periódicos científicos internacionais de acesso aberto, gerando acesso livre e visibilidade para publicações de diversas áreas do conhecimento. Além de publicitar a revista, democratiza o acesso à produção científica por pesquisadores e interessados no mundo inteiro, já que sistemas de busca de diversos sites e grupos usam os dados do Doaj para fornecer conteúdo aos seus usuários.

O processo editorial com submissão, acesso e consulta da revista continua normalmente na página da revista DAPesquisa. A nova edição está prevista para o mês de abril e as diretrizes para publicação estão disponíveis no site da publicação.

A indexação é resultado do investimento da Udesc Ceart na profissionalização de seu setor de revistas e periódicos, coordenado pela bibliotecária Marcela Reinhardt de Souza desde maio de 2018. "Os periódicos do Ceart estão aprimorando suas publicações para aumentar sua visibilidade e qualidade e assim serem incluídos em mais indexadores relevantes e de maior alcance. O atendimento aos critérios solicitados pelos indexadores exige uma série de adaptações por parte das revistas e esforço de todos envolvidos", afirma Marcela.

A revista DAPesquisa é um periódico interdisciplinar de publicação quadrimestral, publicada em formato eletrônico e está aberta a acadêmicos de pós-graduação, professores e pesquisadores das áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música. Sua finalidade é difundir a produção acadêmica destas áreas em instituições do Brasil e do exterior. A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Ceart, Monique Vandresen, explica que o setor pleiteará também novos indexadores e bases de dados para a DAPesquisa e outras revistas da Udesc Ceart.

A revista Urdimento, por exemplo, editada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), Vera Collaço, já foi indexada nas plataformas Sumários de Revistas Brasileiras, Google Acadêmico, Livre, Diadorim, Doaj e recentemente no Redib.

Sobre o Doaj


O Doaj conta aproximadamente com mais de 12 mil periódicos de acesso aberto de 128 países, que cobrem todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e humanidades. Tem o objetivo de aumentar a visibilidade, acessibilidade, reputação e acesso aberto às revistas científicas e acadêmicas que não cobram taxas de consulta e/ou publicação. 

Para que uma revista seja aceita no Doaj é necessário: controle de qualidade dos trabalhos publicados, apresentar corpo editorial constituído, ter ISSN (International Standard Serial Number) e aderir às políticas de acesso livre em open access. O modelo open access permite que usuários leiam, consultem e baixem artigos sem custos, salvaguardando os direitos autorais. O esforço conjunto entre Doaj e os periódicos científicos ajuda na democratização da produção científica, no intercâmbio de conhecimento, no acesso livre e no resguardo dos direitos autorais.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h