Resolução do Consuni – Conselho Universitário – instituiu o Programa Professor Emérito da Udesc, que terá, entre outras, a função de contribuir para a execução de programas de capacitação de docentes e viabilizar a participação de cientistas de alto nível nas equipes docentes e discentes da instituição, visando intercâmbio científico. A resolução estabelece que as atividades do professor emérito – docente doutor ou equivalente na legislação que tenha se aposentado na Udesc ou em outra instituição - não geram vínculo empregatício e nem obrigações trabalhistas e previdenciárias.
Poderá participar do Programa Professor Emérito com atuação em mestrado e doutorado, o docente que tenha atuado efetivamente em programas de pós-graduação, orientado aluno de mestrado ou doutorado nos últimos três anos, possua projeto de pesquisa a ser realizado, integre um grupo de pesquisa institucional, certificado pela Udesc, no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e que tenha mantido e atualizado o seu currículo lattes.
O programa Professor Emérito da Udesc terá também a função de apoiar a execução dos planos departamentais no desenvolvimento de seus programas de mestrado e doutorado e oferecer condições para que professores de competência e capacidade comprovadas, provenientes dos mais avançados centros de ensino e pesquisa do País ou do exterior, contribuam para o aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão.
A resolução determina que a continuidade do professor no programa, a cada dois anos de atuação, terá que ser aprovada pelo colegiado de pós-graduação, ao qual ficará vinculado. O docente que vier a integrar o programa Professor Emérito da Udesc deverá atuar como professor em disciplina constante do currículo do programa, orientar alunos do curso de pós-graduação, realizar pesquisas inerentes aos docentes do quadro permanente da universidade e cumprir pelo menos oito horas semanais de permanência no centro de atuação.
Assessoria de Imprensa da Udesc