Pesquisa concluiu que maioria dos postos não oferece condições de segurança - Foto: Jonas Pôrto
De março a novembro de 2013, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do trabalhador (Cerest), realizou uma pesquisa em 61 postos de combustíveis. Os locais foram visitados pelos integrantes do Cerest para verificação das condições de trabalho e segurança a que os funcionários ficam expostos. A análise das informações coletadas foi realizada pela Udesc.
“Constatou-se que a maioria dos postos da região de Joinville que foi inclusa na pesquisa não oferece condições mínimas de segurança aos seus trabalhadores e também não possui plano de gerenciamento de resíduos", afirmou a acadêmica Hemmely Borba, bolsista do projeto, que também conta com a participação do estudante João Gabriel Schuelter Nunes, ambos do curso de Engenharia Mecânica.
As conclusões da pesquisa foram encaminhadas pela Udesc ao Cerest para que sejam tomadas providências com relação aos problemas encontrados. Os proprietários dos postos serão orientados pelo Centro e poderão até ser penalizados.
A pesquisa realizada nos postos faz parte do Projeto de Extensão “Melhoria do ambiente de trabalho em empresas da região de Joinville”, que visa identificar e sanar problemas que possam prejudicar o bem-estar dos trabalhadores.
O projeto teve início há cerca de seis anos com a coordenação do professor Júlio Pureza, e atualmente é coordenado pelo professor Fernando Lafratta. “O trabalho já foi realizado em empresas de fundição e marcenarias, e neste ano foi aplicado em postos de combustíveis. Esses locais foram escolhidos após pesquisas que indicaram a necessidade do monitoramento”, explicou Lafratta.
A continuidade do projeto já está garantida para 2014. O trabalho foi um dos 25 selecionados no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) pelo Programa de Apoio à Extensão (Paex).
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Fone: (47) 4009-7930