Evento reuniu professores e pesquisadores de 13 universidades de SC e PR para transformar pesquisas acadêmicas em propostas de inovação com potencial de mercado
Joice Luiz Jeronimo e Laís Pisetta Van Vossen, equipe que representou a Udesc Joinville. Foto: divulgação
Uma equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville conquistou o segundo lugar na competição Ágora.Experts, evento que reuniu professores e pesquisadores de 13 universidades de Santa Catarina e Paraná para transformar pesquisas acadêmicas em propostas de inovação com potencial de mercado.
Representaram a Udesc Joinville, a mestranda Laís Pisetta Van Vossen, a doutoranda Joice Luiz Jeronimo, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP), e a professora Olga Formigari, do Departamento de Engenharia de Produção.
A etapa principal da competição ocorreu nos dias 26 e 27 de junho, no Ágora Tech Park, em Joinville. Durante dois dias intensos, em período integral, os participantes desenvolveram habilidades para transformar pesquisas acadêmicas em Planos de Inovação de Negócio, com o objetivo de tirar ideias do papel e colocá-las em ação por meio de um plano estruturado de inovação. A competição incluiu palestras sobre empreendedorismo e inovação, guiando os pesquisadores no processo de transformação de seus papers em produtos inovadores com potencial de mercado.
A equipe da Udesc apresentou como proposta inovadora a metodologia de ensino do projeto STEAMulando Futuros, iniciativa voltada ao incentivo da participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O trabalho foi reconhecido com o segundo lugar entre as equipes participantes.
Segundo Joice Luiz Jeronimo e Laís Pisetta Van Vossen, o principal objetivo da participação foi vivenciar a metodologia proposta pela competição. "É importante destacar que a nossa meta principal no programa nunca foi a competição em si ou o propósito de vencer, mas sim absorver essa metodologia e vivenciar o processo. Para nós, a participação, o aprendizado e as conexões geradas ali já eram o verdadeiro prêmio e o que de mais valioso poderíamos levar."
Coordenado pela professora Isabela Gasparini, do Departamento de Ciência da Computação da Udesc Joinville, o projeto STEAMulando Futuros foi aprovado no Edital CNPq nº 31/2023, voltado ao incentivo de meninas nas áreas de STEM. Em 2025, a iniciativa atendeu cerca de 70 estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Neste ano, mais de 90 meninas, de 10 escolas catarinenses, participam das atividades.
Mais informações sobre o projeto em:
https://www.steamulandofuturos.com.br/
A competição Ágora.Experts foi estruturada em duas etapas. A primeira, realizada em maio, promoveu um encontro para apresentar conceitos sobre Deep Tech e inovação, incluindo o painel "Do Paper ao PIB: Acelerando Deep Techs". Já a segunda etapa consistiu em uma imersão prática, na qual as equipes desenvolveram projetos, validaram soluções e apresentaram um pitch final para avaliação.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882