Assinatura da ordem de serviço acontece na próxima quinta-feira, 1º de outubro
Novo prédio terá três andares, com sala de projeção para 60 lugares, cafeteria e terraço multiuso FOTO Divulgação/Nucom
A direção da Udesc Joinville está preparando uma estrutura especial com palco, tenda e projetores para acolher alunos, servidores, autoridades e convidados especiais para a solenidade. Já confirmaram presença no evento a vice-governadora do Estado em exercício, Marilisa Boehm, além do reitor da Udesc, professor José Fernando Fragalli – que na ocasião também dará autorização para o início de diferentes etapas de outros projetos concebidos pelo Centro de Ciências Tecnológicas para a ampliação da infraestrutura do campus como a reforma do Bloco G e a construção de um novo bloco (o Complexo Multidisciplinar), em substituição aos atuais blocos A, B e D.
O projeto do novo Planetário da Udesc prevê a entrega de um prédio de três andares com 831 metros quadrados erguido em uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados. No térreo, o Planetário terá uma recepção com pé direito duplo, banheiros e uma loja de presentes, além da sala de projeção com domo sobreposto (apoiado sobre a laje do primeiro pavimento) e lotação de 60 lugares dispostos em forma de círculo. Projetado na forma de mezanino, o segundo piso do planetário abrigará uma praça de alimentação com cafeteria enquanto o terraço, aberto, prevê um ambiente versátil, capaz de abrigar diversos tipos de atividades, especialmente a observação noturna do céu. O conjunto construído se completa com área de jardim e de estacionamento em torno do prédio principal.
A empresa vencedora do edital 0911/2026 para a construção do Planetário é a Implanta Construções, Incorporações e Serviços de Engenharia Ltda., de Curitiba, com resultado da concorrência publicado no Diário Oficial do Estado de 17 de setembro de 2026. A obra está orçada em aproximadamente R$ 8 milhões e deverá ser concluída em doze meses a partir da assinatura da ordem de serviço. A proposta da universidade para a comunidade é de que o prédio do Planetário seja o ponto de partida para a criação de um complexo de construções e ambientes de uso público composto, também, por um bulevar arborizado e, em longo prazo, pelo futuro Museu de Ciência e Tecnologia da Udesc.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47)3481-7882/3481-7922