Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/04/2020-11h17

Udesc Joinville desenvolve jogo digital para reabilitação de infectados com Covid-19

Mestrando Alan Felipe Zalewski com o pneumotacógrafo de esforço constante  Foto: Divulgação 
O Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais (Larva) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville está desenvolvendo um jogo digital para auxiliar na reabilitação respiratória de pessoas infectadas com a Covid-19 que tiveram que ser entubadas e que tenham tido sequelas no sistema respiratório.

O sistema em desenvolvimento ajudará no treinamento muscular respiratório e na expansão pulmonar, tratamentos necessários a pacientes que desenvolveram fraqueza muscular ou fibrose pulmonar.

O projeto é coordenado pelo professor Marcelo da Silva Hounsell e conta com a participação do professor Fabrício Noveletto, do fisioterapeuta respiratório Helton Eckermann da Silva e do mestrando Alan Felipe Zalewski.

O sistema é uma extensão do projeto anterior que produziu um jogo digital para reabilitação respiratória (chamado "I Blue It" - que usa um pneumotacógrafo) mas agora com um dispositivo pneumotacógrafo de esforço constante (apelidado de Pneco).

"O Pneco poderá ser construído com componentes de fácil aquisição e baixo custo, visando fácil montagem e ampla utilização", explica o prof. Hounsell. O dispositivo utiliza canos, seringa, um servomotor, um sensor de pressão diferencial e uma placa arduino.

Interessados em conhecer melhor o projeto ou ainda colaborar com a pesquisa, podem entrar em contato pelo email marcelo.hounsell@udesc.br.

O Larva é um laboratório de pesquisas com excelência no desenvolvimento de Jogos Sérios, associado ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Udesc em Joinville. Mais informações sobre o Larva podem ser obtidas na página.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h