Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/04/2020-13h58

Udesc Joinville desenvolve projeto de Matemática para crianças durante quarentena

O projeto “Desenvolvendo a Matemática em Casa” faz parte do programa de extensão Playground da Matemática, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville. A ação teve início com o isolamento social motivado pela pandemia de Coronavírus e a necessidade de criar novas ferramentas de educação a distância.

O projeto contempla alunos da educação infantil e ensino fundamental. As atividades utilizam materiais acessíveis para que possam ser realizadas no lar. E após o período de quarentena, as mesmas atividades poderão ser aplicadas também nas escolas.

Na página do Playground da Matemática no Instagram (@playground.cct), são disponibilizadas atividades lúdicas, didáticas e pedagógicas de matemática para serem realizadas pelas crianças em casa.

Divididas em semanas temáticas, as postagens se interligam em conteúdo, nos variados mecanismos da plataforma. Nos stories são contadas pequenas histórias da evolução da Matemática, apresentadas ideias de atividades e pequenos tutoriais. No feed, em forma de imagem, são postados tutoriais completos de atividades já desenvolvidas pelo programa nos centros de educação infantil. Já no IGTV, estão disponíveis vídeos maiores com propostas de atividades contextualizadas, exclusivas.

Todo domingo é divulgado, nos stories, o cronograma da semana e o tema. Por exemplo, a primeira semana foi sobre contagem e história dos números. Simultâneo a esse diário, são abastecidos o blog (www.playgrounddamatematica.blogspot.com/) e a página do Facebook (www.facebook.com/PLYG.UDESC/), onde são postadas as atividades já desenvolvidas pelo programa, os planos de aula e notícias das ações.

O Playground da Matemática é coordenado pelos professores Silvia Frizzarini, Marnei Mandler e Tatiana Comiotto, do Departamento de Matemática. A ação também conta com a participação dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática Elisama Damásio e Bruno Aguiar, responsáveis pela manutenção das redes sociais do programa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h