Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2023-13h26

Udesc Joinville é parceira na organização do I Simpósio Água & Ambiente Construído

O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de março de 2023 
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville está entre as instituições parceiras que organizam o I Simpósio Àgua & Ambiente Construído.  O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de março de 2023, em Brasília, com transmissão para todo o Brasil.

Por se tratar de um evento com abrangência nacional, o Simpósio está previsto a ser realizado de forma híbrida (presencial e remoto), contando com palestrantes dos Estados de Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, participantes online e transmissão ao vivo pelo YouTube.

O objetivo do evento é a troca de experiências, conhecimento e informações entre agentes governamentais, pesquisadores e alunos envolvidos na análise das múltiplas escalas da água dentro do ambiente construído e da implementação e avaliação de ações que promovam a preservação de recursos hídricos e meio ambiente, considerando seus aspectos tecnológicos, políticos, econômicos, sociais e ambientais.

Programação

O primeiro dia do Simpósio, será realizado no Auditório da ADASA, e irá promover o debate da atual legislação referente ao aproveitamento e reuso de água em edificações, promovendo uma reflexão das novas tendências e desafios legais e econômicos a serem superados para promover a redução da demanda urbana de água e reduzir a exploração de recursos naturais.

O segundo dia, pela manhã, será realizado de forma remota, com palestras dos especialistas envolvidos na coordenação e desenvolvimento de Normas Técnicas ABNT referentes a sistemas prediais hidráulicos, abrindo o debate sobre a revisão da NBR10844: instalações prediais de águas pluviais.

Já no período da tarde, será realizado no Auditório da FAU-UnB, para divulgação de pesquisas científicas realizadas por programas de pós-graduação, abordando o estado da arte de temas variados, provocando debates nas áreas de planejamento e gestão, saneamento, conservação de água e na evolução e análise do desempenho e da aplicabilidade de diferentes tecnologias e sistemas hidráulicos.

A professora Andreza Kalbusch, do Departamento de Engenharia Civil da Udesc Joinville, é uma das organizadoras do evento. A egressa do PPGEC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) Julia Sborz irá apresentar a palestra “Consumo de água quente e fria em habitações de interesse social em Joinville/SC”, no dia 23 de março, às 17h.

No dia 24 de março, às 11h, o professor Leonardo Romero Monteiro e a aluna Giuliana Cristofolini dos Santos, representante da empresa júnior ATRIUM da Udesc Joinville, irão apresentar a palestra “Zoneamento das regiões de auto salvamento de inundação: bacia do Córrego da Boa Esperança/MG”.

A programação do simpósio pode ser acessada em: 
https://ppgfau.unb.br/institucional/evento/386-i-simposio-agua-ambiente-construido  

Ou
https://www.adasa.df.gov.br/images/noticias/16-03-2023/I%20Simp%C3%B3sio%20A&AC%20-%20programa%C3%A7%C3%A3o.pdf

O link de transmissão do evento éhttps://www.youtube.com/@ppgfauunb/streams

Para inscrição gratuita, acesse o link: https://sigaa.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville 
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Fone: 47 3481 7882 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h