João Valdir Comasseto (ao centro) acompanhado dos professores da Udesc - Fotos: Larissa Zuchi
Na tarde desta segunda-feira, 8, o
Programa de Pós-graduação em Química, do
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizou a aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Química Aplicada. Professores, acadêmicos e membros da comunidade acompanharam o início dos trabalhos do 12º curso de pós-graduação
stricto sensu da instituição.
A professora Marcia Margarete Meier, coordenadora do programa, falou sobre a importância do primeiro curso de pós-graduação em Química da região norte e sobre o esforço coletivo para sua criação. Marcia destacou o empenho de vários professores e dirigentes da Udesc, a colaboração de outros programas de pós-graduação e o investimento financeiro realizado pela universidade na reforma dos laboratórios de Química e na aquisição de dois equipamentos: um espectrofotômetro UV-Vis, de última geração, e um equipamento de cromatografia gasosa com espectrômetro de massa acoplado. “Essa estrutura inicial foi indispensável para a aprovação do programa junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes).”
O diretor-geral da Udesc Joinville, José Fernando Fragalli, afirmou que o Mestrado em Química honra toda a comunidade acadêmica e é motivo de extrema alegria. “Essa nova perspectiva é fundamental para o centro e nós não mediremos esforços para proporcionar o melhor ambiente de trabalho e para que o programa cresça e se solidifique.”
O vice-reitor da udesc, Leandro Zvirtes, falou da satisfação de estar presente à aula inaugural após acompanhar todo o trâmite para a aprovação do programa. “Estamos bastante comprometidos com projeto e faremos o que for preciso para que o curso tenha equipamentos e espaço adequado.”
A primeira aula do curso foi ministrada pelo professor João Valdir Comasseto, pós-doutor em Química pela Universidade de Colônia, na Alemanha, e com 40 anos de docência. Comasseto abordou o tema "Telúrio - A Invenção de uma Química”.
Mestrado em Química Aplicada da Udesc
A primeira turma do Mestrado Acadêmico em Química Aplicada é formada por seis alunos, sendo dois deles bolsistas pelo Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (Promop) da Udesc e outros dois pela Capes. Os acadêmicos do curso utilizarão duas linhas de pesquisa: Aplicação de Compostos Químicos e Síntese e Análise Química.
O corpo docente do curso é formado por nove doutores: Carla Dalmolin, Edmar Martendal Dias de Souza, Fernando Roberto Xavier, Luis Antônio Ferreira Coelho, Nelson Heriberto Almeida Camargo, Samuel Rodrigues Mendes, além da coordenadora, Marcia Margarete Meier, e do subcoordenador, Rogério Aparecido Gariani.
O curso é voltado a químicos, engenheiros químicos e sanitaristas, engenheiros de plásticos e de alimentos, farmacêuticos, bioquímicos, entre outros profissionais.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930