Nesta quinta-feira, 5, às 15h, a ação de extensão Colóquios da Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, discute o "Estudo da Cromodinâmica Quântica em Altas Energias", com a participação do professor Bruno Duarte da Silva Moreira, do Departamento de Física.
Desde 2008, o LHC vem colidindo prótons e íons pesados em energias nunca antes alcançadas por nenhum outro colisor. Estas colisões permitiram, por exemplo, a detecção do bóson de Higgs, partícula fundamental para o Modelo Padrão da Física de Partículas. Vivemos, portanto, um momento único para o estudo de Física de Partículas. Entretanto, nem só de Higgs vive o LHC! Nos últimos anos o LHC vem publicando uma enorme quantidade de dados que motiva o estudo das interações fundamentais em condições extremas de energia bem como a busca por Física além do Modelo Padrão. Em altas energias, espera-se que prótons e núcleos sejam sistemas com altas densidades de quarks e de glúons, o que deve afetar a dinâmica das interações fortes entre estas partículas. O Colóquio fará uma breve revisão de algumas ferramentas básicas para estudar a Cromodinâmica Quântica (teoria das interações fortes) em altas energias além de apresentar alguns resultados recentes.
O professor Bruno Duarte da Silva Moreira é Licenciado em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009), mestre em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2012), e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Realizou seu pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas de 2017 a 2018, e trabalha principalmente com os seguintes temas: fenomenologia da QCD e da QED em altas energias e produção de partículas em colisores hadrônicos.
O colóquio será transmitido pelo
canal Colóquios e Seminários Udesc, no Youtube. A ação Colóquios da Física faz parte do programa de Extensão Com Ciência e possui coordenação do professor Ricardo Zanon.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br