Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2020-11h27

Udesc Joinville promove palestra sobre estímulo de habilidades cognitivas a partir de jogos

Trabalho desenvolvido por palestrante tem como intuito fomentar o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos estudantes - Foto: Pexels
Na próxima quarta-feira, 2, o programa de extensão Sentido da Vida da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizará a palestra online “Funções Executivas”, que abordará sobre o estímulo de habilidades cognitivas a partir dos jogos digitais. O evento ocorrerá às 18h e a transmissão poderá ser acompanhada pelo canal Sentido da Vida CCT, no Youtube.

A palestrante, Katiane Kazuza Gneipel Krause, é mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pela Udesc, e atua como docente no Departamento de Terapia Ocupacional da ACE - Faculdade Guilherme Guimbala. Neste evento, Katiane fará a apresentação do trabalho que desenvolveu, com o objetivo de elaborar um modelo para rastreio de atributos de funções executivas nas características de jogos digitais. O trabalho tem como intuito fomentar o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos estudantes como atenção, planejamento, flexibilidade, autocontrole e gerenciamento de conflitos e impulsos.

A pesquisa partiu do pressuposto de que estas habilidades, quando estimuladas, propiciam melhor desempenho acadêmico-escolar, uma vez que os estudantes conseguem manter-se por mais tempo atentos, criam melhores estratégias de estudo e possuem maior facilidade na construção do raciocínio lógico e interpretativo. Além disso, o trabalho defende que alguns jogos digitais possuem a propriedade de treinar essas habilidades, podendo ser utilizados em sala de aula por professores das diferentes áreas do conhecimento.

O programa de extensão Sentido da Vida faz parte do Laboratório de Psicologia da Educação para o Ensino de Ciências (Lapsi) e é coordenado pela técnica universitária, Márcia Maria Pauleti. Os projetos desenvolvidos pelo programa possuem coordenação da professora Tatiana Comiotto.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h