Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/04/2020-15h21

Udesc Lages cede equipamento para Lacen para realização de testes de covid-19

Transporte do equipamento foi realizado pela Defesa Civil, na manhã desta segunda - Foto: Altamir Guidolin
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, cedeu ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) um equipamento que será usado para a realização de testes de covid-19.

O envio aconteceu na manhã desta segunda-feira, 13. O transporte foi realizado pela Defesa Civil do Estado e o equipamento já está em uso no Lacen, onde ficará por tempo indeterminado, enquanto durar pandemia do novo coronavírus.

O Real Time PCR System (RT-PCR) pertence ao Laboratório de Análises Genéticas (DNA Udesc) e "é o principal equipamento usado para realização de diagnósticos de coronavírus", de acordo com o diretor do DNA Udesc, Altamir Guidolin. "É um equipamento de alto custo e a aquisição está bastante difícil, visto o aumento da procura no mercado internacional".

Atualmente, o RT-PCR não é encontrado no mercado por menos de 50 mil dólares. No Laboratório de Análises Genéticas, o equipamento é usado na quantificação de DNA em identificação de genética humana e nos testes de determinação de paternidade pela análise do DNA, além de pesquisas científicas realizadas pela universidade.

DNA Udesc mantém funcionamento

Mesmo com a suspensão das atividades da universidade em função da pandemia, o Laboratório de Análises Genéticas continua funcionando, embora em ritmo mais lento. O DNA Udesc é o único laboratório público do Estado que faz testes de paternidade pela análise do DNA.

Ele surgiu em 2007 a partir de um convênio firmado entre a Udesc, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Paternidade Responsável. São feitos, por ano, até 2,5 mil testes de paternidade.

Mais ações contra o coronavírus

A Udesc Lages e seus servidores vem atuado em diversas frentes para auxiliar no combate ao novo coronavírus. A instituição doou todo o estoque de álcool em gel para a Policia Militar e, também, todo o quantitativo de álcool 99,5% dos laboratórios para ser transformado em álcool 70%. Ventiladores mecânicos do Hospital de Clínica Veterinária também foram cedidos ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.

Um grupo de servidores está produzindo face shields (protetores faciais) em impressora 3D e pesquisadores da universidade estão trabalhando para desenvolver um método rápido de detecção do novo coronavírus. "Temos mantido contato permanente com instituições do município e do Estado para auxiliar no que for preciso", fala o diretor-geral da Udesc Lages, Clóvis Gewehr. "O momento é de extrema cautela, mas, também, de solidariedade. Temos auxiliado órgãos e instituições naquilo que está ao nosso alcance".

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h