Programação dos dias 13 e 27 dedica-se à reflexão sobre identidade e vivências negras na universidade
Arte: Divulgação
O
Novembro Negro AfroCAV 2025 chega à sua segunda edição reafirmando o compromisso com a valorização da cultura negra, a promoção da diversidade e a ampliação dos espaços de diálogo dentro e fora da universidade. Realização do Coletivo AfroCAV, a iniciativa tem apoio da Direção de Extensão do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc Lages e é aberta a toda a comunidade acadêmica e externa. Estudantes, professores, técnicos e a sociedade em geral são convidados a refletir sobre identidade, pertencimento e resistência.
A primeira edição, realizada em 2024, marcou o início de uma trajetória de fortalecimento da presença e da representatividade negra na universidade. Na ocasião, foram promovidas atividades como a oficina de fotografia com Marcelo Ribeiro Filho e Rafael Carbonera, que explorou a representatividade negra por meio da arte e da imagem, e uma roda de conversa com Jean Marcel, sobre cultura e estética negra. Essas experiências consolidaram o vínculo entre o Coletivo AfroCAV e a comunidade acadêmica, impulsionando a continuidade do projeto em 2025.
A programação deste ano objetiva promover o diálogo, a escuta e a celebração das vivências negras no ambiente universitário.
Nesta quinta-feira, 13, às 19h, será realizada a Roda de Conversa “Identidade e Pertencimento”, com os professores Matheus Eduardo Borsa e Reno Vicente Ataíde, no Auditório Professor Flávio Krebs Ramos, localizado no Curso de Agronomia da Udesc Lages. No dia 27 de novembro, também às 19h, o AfroCAV Cine apresenta o filme Medida Provisória, com exibição no Auditório Pinhão, localizado no prédio do Curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages.
Os convidados desta edição são os professores Matheus Eduardo Borsa e Reno Vicente Ataíde. Matheus Eduardo Borsa é mestre e doutorando em História pela UFRGS e atua como professor na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Integra o ATLÂNTICAS (Laboratório de Pesquisa sobre Pós-Abolição – UFRGS) e o NEAB-Uniplac. Suas pesquisas se concentram no campo do pós-abolição brasileiro, com foco em masculinidades e paternidades negras, abordando temas como raça, racismo, cidadania, tradição oral e oralidade.
Reno Vicente Ataíde é licenciado em Filosofia pela PUC-PR e especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo IFSC. Atua na E.E.B. Nossa Senhora do Rosário, desenvolvendo reflexões sobre ética e o papel da população negra na construção histórica de Santa Catarina. É filho de Sebastião Ataíde, primeiro homem negro a obter o diploma de Ensino Médio como normalista, tornando-se professor. Sebastião foi pioneiro nos estudos sobre negritude em Lages e liderança atuante no Clube Cívico Cruz e Souza.
AfroCAV Cine apresenta "Medida Provisória"
O filme dirigido por Lázaro Ramos, inspirado na peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação, retrata um futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga cidadãos negros a migrarem para a África sob o pretexto de “retornar às origens”. A narrativa acompanha Capitú (Taís Araújo), Antonio (Alfred Enoch) e André (Seu Jorge) em meio às tensões e dilemas provocados pela medida, explorando temas como racismo, identidade e resistência. A exibição propõe uma reflexão sobre memória, reparação e justiça social.
Por que participar?
Mais do que um evento, o Novembro Negro AfroCAV é um movimento de afirmação da identidade negra, de combate ao racismo e de valorização das trajetórias e contribuições negras na construção do conhecimento e da sociedade.Programações como esta reafirmam que a universidade deve ser um espaço de vozes plurais, de pertencimento e de transformação social. “O CAV Udesc está imbuído na programação do Novembro Negro, um momento muito importante para todo o Brasil. Convidamos toda a comunidade do CAV e também a comunidade externa a participar desse rico momento de debate”, destaca o professor André Thaler, Diretor-Geral da Udesc Lages.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Estagiária Andressa Küster*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres