Evento realizado no Orion Parque estimula empreendedorismo universitário voltado a negócios sustentáveis
O evento reúne empreendedores e pesquisadores da região que
apresentam suas ideias inovadoras. Foto: Divulgação.
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) marca presença no Pitch Regional Lages do Programa Nascer. A fase será nesta segunda-feira, 20, no Centro de Inovação do Orion Parque Tecnológico, a partir das 18h30. O evento reúne empreendedores e pesquisadores da região que apresentam suas ideias inovadoras em busca de uma vaga na grande final estadual do programa, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e pelo Sebrae.
A Udesc Lages participa com cinco equipes formadas por pesquisadores, estudantes e egressos de diferentes áreas do conhecimento. Eles apresentaram soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade, inovação agrícola, meio ambiente e saúde. Os integrantes têm vínculo com os Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Bioquímica e Biologia Molecular, Ciência Animal, Ciências Ambientais e Medicina Veterinária, evidenciando a natureza interdisciplinar da pesquisa e da inovação desenvolvidas pela Udesc em Lages. As equipes participantes são:
· BioCultiva
Sob orientação do professor Douglas Alexandre, os doutorandos André Pires Braga, Daniela Tomazelli , Rafaela Alves dos Santos Peron e Thiago Ramos Freitas apresentam o projeto BioCultiva. A iniciativa consiste em uma biofábrica de insumos padronizados, no uso de organismos-modelo da espécie Eisenia andrei (minhocas), que aceleram os testes ambientais exigidos pela Lei nº 14.785/2023 (nova lei de agrotóxicos).
Os organismos desenvolvidos pela BioCultiva chegam prontos para ensaio em dois a três dias, com controle de linhagem e trilha digital por lote, garantindo conformidade regulatória, previsibilidade e dados confiáveis. A proposta busca contribuir para que o agronegócio lance tecnologias ambientalmente seguras com mais agilidade e menor custo.
· SAUS-SC
O doutorando Carlos Vieira, orientado pelo professor Jackson Adriano Albuquerque, apresenta o projeto Sistema de Avaliação da Umidade do Solo (SAUS-SC). A iniciativa busca melhorar a produtividade de viveiristas florestais que utilizam sistemas de irrigação sem controle adequado da umidade. O sistema monitora o solo de forma econômica, permitindo decisões mais sustentáveis e rentáveis. “O SAUS funciona como um ouvido do solo [...] ele traduz as necessidades hídricas em dados que orientam o momento e a quantidade certa para irrigar", explica Carlos.
· App Colorimétrico
O químico e mestre em Ciência do Solo pela Udesc Lages, Matheus Rodrigo Machado , em parceria com Camila Elis Casaril Machado, Alexandro M. Matos e Thiago J. C. Neri , apresenta o projeto App Colorimétrico . A proposta envolve o desenvolvimento de um equipamento portátil capaz de realizar análises químicas e clínicas colorimétricas em qualquer local. O aparelho se conecta via wi-fi ou bluetooth a um aplicativo que processa os dados e gera laudos instantaneamente. A tecnologia pretende democratizar o acesso a análises laboratoriais, reduzindo custos e tempo de espera.
· Clube de Assinatura para uso de CPAP
O médico-veterinário Vinicius Nuernberg Borges, egresso da Udesc Lages, e Cíntia Cardoso Nuernberg Borges apresentaram um projeto voltado à área da saúde: um clube de assinatura para uso de CPAP, equipamento utilizado no tratamento da apneia do sono. A iniciativa propõe facilitar o acesso ao aparelho e oferecer suporte personalizado aos usuários.
· PetGEN: Soluções em diagnóstico molecular
A equipe formada por Gabriella Bassi das Neves, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da Udesc Lages; Bruna Larissa Boaventura, mestre em Ciência Animal; Tales Fernando Ribeiro Barros, graduando de Engenharia de Produção; e Fabiano Santin, agrônomo, apresenta o projeto petGEN, uma startup voltada ao desenvolvimento de soluções em diagnóstico molecular, com foco em ampliar o acesso a tecnologias genéticas aplicadas à saúde e bem-estar animal.
A iniciativa busca inovar no uso da biotecnologia para oferecer diagnósticos mais precisos, rápidos e acessíveis, contribuindo para o avanço da medicina veterinária de precisão. A proposta é expressa pleo slogan “PetGEN, cuidando de quem cuida da gente todos os dias”.
Impulso a ideias inovadoras em Santa Catarina
O Programa Nascer, em sua 6ª edição, é uma iniciativa da Fapesc, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e do Sebrae/SC, com apoio da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e dos Centros de Inovação do estado. O objetivo é transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis, fortalecendo o ecossistema de inovação catarinense. A participação das equipes da Udesc Lages reforça o papel da universidade em pesquisas aplicadas e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios da sociedade e do setor produtivo.
SERVIÇO
O quê? Pitch Regional Lages do Programa Nascer
Quando? Segunda-feira, 20 de outubro, às 18h30
Onde? Centro de Inovação do Orion Parque Tecnológico (R. Heitor Villa Lobos, 525 - Bairro São Francisco, Lages - SC)
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Estagiária Andressa Küster*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49)3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres