Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/08/2016-17h31

Udesc Lages fará inventário florestal da Serra Catarinense em parceria com Sindimadeira

Udesc Lages e sindicato assinaram parceria para mapear a região - Foto: Mirella Guedes

O Centro de Ciências Agroverinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizará nos próximos seis meses um inventário das florestas plantadas na Serra Catarinense. O trabalho será feito em parceria com o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Lages (Sindimadeira), filiado à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

A parceria técnico-científica foi firmada na semana passada, por meio da Fundação Instituto de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Fiepe) da Udesc Lages e permitirá o mapeamento de áreas de florestas plantadas de eucalipto e pinus no território da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures). O objetivo é estimar o volume de madeira existente na região.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Florestal Marcos Schimalski, que é um dos coordenadores do projeto, o levantamento permite localizar as florestas a partir de imagens detalhadas de satélite. "Isso possibilita que os futuros investidores tenham noção do total de áreas plantadas e da estimativa de florestas na região, coisa que atualmente não possuímos".

Segundo o presidente do Sindimadeira, José Feldhaus, o inventário servirá para planejamento estratégico das empresas associadas e das empresas que pretendem se instalar na cidade. "Também apontará as perspectivas da economia regional". Para o diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, "o convênio consolidado abre a possibilidade para novas parcerias".

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h