Professora Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi, ofertou o minicurso ?Leguminosas Sul-Brasileiras: morfologia e taxonomia? como parte da programação do Encontro. Fotos: Arquivo pessoal.
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) esteve na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), para o III Encontro de Botânicos da Região Sul. O evento reuniu 315 inscritos, entre estudantes, professores e pesquisadores do Brasil, Argentina e Colômbia.
As atividades tiveram início na manhã do dia 21 de maio, com a oficina “Estudo e conservação das plantas por meio de práticas interativas”, realizada na Escola Guairacá, em Guarapuava. Destinada a alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio, a oficina incluiu a produção de mini exsicatas (amostras de plantas secas, montadas em cartolinas) com Senna pendula e um bingo educativo sobre botânica.
Em Guarapuava (PR), a professora do CAV,
Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi, ofertou o minicurso “Leguminosas Sul-Brasileiras: morfologia e taxonomia” como parte da programação do Encontro. Com duração de quatro horas, a atividade abordou aspectos morfológicos (forma) e taxonômicos (nomenclatura) da família Fabaceae , destacando a identificação de gêneros e espécies, bem como suas estruturas vegetativas e reprodutivas. Professora Roseli contou com o apoio técnico de Bruno Jan Schramm Corrêa, egresso do doutorado em Produção Vegetal do CAV, e da graduanda da Unicentro Nicole Godoi.
Além do minicurso, foi realizada uma revisão taxonômica de uma coleção de 48 gêneros de Leguminosae do Herbário da Unicentro. Também ocorreu uma oficina com bolsistas do programa de extensão "A Botânica na Serra Catarinense: conhecimento e valorização", coordenado pela professora Roseli. A atividade teve participação de cinco graduandos e um egresso da pós-graduação vinculados também ao Laboratório de Ecologia da Udesc Lages.
Exposição dos resultados de pesquisa
Na manhã do dia 23, professora Roseli Bortoluzzi, realizou uma sessão de autógrafos do livro: "Leguminosae-Papilionoideae no Rio Grande Sul”, lançado em 2023 durante o II Encontro de Botânicos da Região Sul, em Lages/SC, a obra reflete sua trajetória acadêmica e suas contribuições à pesquisa botânica. Como atividade de encerramento do Encontro, no dia 23 de maio, realizou-se a Mostra Didática, que contou com profissionais da área e estudantes.
O III Encontro de Botânicos da Região Sul, realizado entre os dias 21 e 23 de maio consolidou-se como um espaço de intercâmbio científico e educativo, promovendo a valorização da flora sul-brasileira e fortalecendo redes de colaboração entre instituições de ensino e pesquisa. Durante o evento, bolsistas da Udesc Lages apresentaram os seguintes trabalhos:
·
Rafaela Varela, do Herbário LUSC - “O ensino da botânica no herbário LUSC como ferramenta para a educação ambiental”.
·
Bruna Abrão Sant’Anna, do Herbário LUSC - “O ensino da botânica e a integração com escolas e a comunidade no município de Lages/SC”.
·
Vitor Geraldo Santos, do Laboratorio de Ecologia - “Estrutura e composição da vegetação arbórea no projeto de assentamento zumbi dos Palmares em passos maia SC“ e “Regeneração natural em áreas degradadas da terra indígena Toldo pinhal - Seara (SC) diversidade florística e sucessão ecológica”.
·
Elisa Waltrick, do Laboratorio de Ecologia - “Diagnóstico fitossociológico para a restauração da vegetação em terra indígena - Toldo Pinhal (Seara/ SC) e Restaura +: Fitossociologia e diagnóstico para recuperação florestal no assentamento PA Dom José Gomes, Chapecó/SC”.
·
Bruno Jan Schramm Corrêa, do Laboratorio de Ecologia - “Restaura +: Avaliação preliminar da regeneração florestal no assentamento conquista do horizonte, Passos Mais, SC e Projeto Restaura+: Fitossociologia e diagnóstico para restauração florestal no assentamento Conquista do Horizonte, Passos Maia, SC”.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Karen Candido*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres