Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/03/2022-18h44

Udesc Lages premia ex-alunos e Polícia Militar Ambiental com Destaque Caviano

Cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, no Auditório Pinhão - Foto: Fabrício Camargo/Ascom
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu, na noite de sexta-feira, 4, a primeira edição do Destaque Caviano, prêmio em homenagem a ex-alunos de graduação com destaque profissional e a instituições ou pessoas que tenham atuação destacada nas relações com a universidade.

A solenidade ocorreu no Auditório Pinhão, no Prédio da Engenharia Florestal, e teve transmissão ao vivo pelo canal da Udesc Lages no YouTube. A cerimônia também fez referência à formalização da data oficial de fundação do centro, que passa a ser comemorada em 6 de fevereiro, de acordo com a Resolução Nº 06/2021.

O Destaque Caviano teve como instituição homenageada a 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Lages. O prêmio foi entregue ao aspirante Jonas Braga, representando o comando da companhia. Já os egressos premiados foram Edilene Steinwandter, Alexandre Corrêa, Vilmar Picinatto Filho e David Driemeier.

Além de estreitar laços e homenagear pessoas, o prêmio tem o intuito de promover a valorização da universidade. "Queremos criar uma cultura entre nossos estudantes para que tenham a ciência de que, um dia, poderão estar aqui para serem homenageados por sua destacada atuação profissional", diz o diretor-geral do centro, Clóvis Eliseu Gewehr.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, também participou da cerimônia, representando o reitor, Dilmar Baretta, e o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva. "A história de vocês está aqui, no CAV, que contribui tanto com a sociedade, devolvendo profissionais que se destacam e fazem o Estado e o País avançar", disse ela aos homenageados.

Assista à cerimônia de premiação



Quem são os homenageados

A Direção-Geral elegeu como Destaque Caviano a 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, com sede em Lages, comandada pelo capitão Marco Antonio Marafon Junior. A companhia atua em parceria com a universidade em inúmeras iniciativas, entre elas o projeto de extensão "Ações de Educação Ambiental e Preservação da Fauna Silvestre".

O curso de Agronomia homenageou a ex-aluna Edilene Steinwandter, atual presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Graduada em 1999, recentemente, Edilene entrou para a lista inédita da Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro. Foi a primeira mulher na história da Epagri a assumir uma gerencia técnica, tanto regional quanto estadual, assim como a presidência.
 
O homenageado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi Alexandre Corrêa. Graduado em 2015, Corrêa é fundador da empresa Equilíbrio Silvestre Consultoria Socioambiental, que atende empreendimentos de geração de energia do País, dentre eles o Complexo Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, terceira maior usina hidrelétrica do mundo.

Vilmar Picinatto Filho foi o Destaque Caviano do curso de Engenharia Florestal. Graduado em 2011, também se tornou mestre em Engenharia Florestal pela Udesc Lages e foi professor colaborador de 2012 a 2015. É fundador da Sumatra Inteligência Ambiental, empresa de consultoria especializada em certificação de florestas que emprega outros oito ex-alunos da instituição.

Medicina Veterinária homenageou David Driemeier, formado em 1987. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Driemeier atua nas áreas de patologia veterinária e diagnóstico de enfermidades tóxicas e infecciosas e tumorais. Coordena projetos de pesquisa e de extensão, é líder de grupo de pesquisa, orientador de iniciação científica, residência, mestrado e doutorado e revisor de periódicos nacionais e internacionais.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h