Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/10/2013-18h39

Udesc Laguna prepara parcerias para projeto de biodiversidade na APA da Baleia Franca

Projeto conta com cinco instituições - Fotos: Divulg.
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, está realizando tratativas com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Ambiental de SC e o Projeto Baleia Franca para oficializar o Projeto Biomar.

Segundo o coordenador do consórcio e chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Udesc Laguna, Pedro Castilho, o projeto já está na versão-piloto.

"Vamos fazer um inventário da biodiversidade marinha na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca para subsidiar propostas para o plano de manejo da unidade de conservação federal", diz.

A primeira saída embarcada do Biomar ocorreu na semana passada, com uma lancha da Polícia Ambiental de Laguna. Os pesquisadores aplicaram metodologias de avistamento e efetuaram registros de dados biológicos entre Laguna e Balneário Rincão, na porção sul da APA.

Os principais objetivos foram reencontrar baleias francas já cadastradas nos sobrevoos do Projeto Baleia Franca, registrar a ocorrência de espécies novas e treinar técnicas de amostragem com pesquisadores e estagiários.

Entre as espécies identificadas, estava o albatroz-de-bico-amarelo-do-atlântico (Thalassarche chlororhynchos), espécie em perigo de extinção.

O projeto, que também tem a participação da organização não governamental R3Animal, de Florianópolis, prevê a realização de embarques períódicos ao longo de todas as estações do ano, cobrindo toda a APA da Baleia Franca.

Sobre a APA

Criada em 2000, a APA tem 156 mil hectares, abrangendo 130 quilômetros de costa marítima e dez municípios, desde o sul da Ilha de Santa Catarina até Balneário Rincão.

A unidade é gerida pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), e sua finalidade é proteger a baleia franca austral (Eubalaena australis), além de ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, a ocupação e a utilização do solo e das águas, o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.

Leia mais:

26/7/2013 - Professores de Engenharia de Pesca da Udesc Laguna monitoram baleia-franca enredada

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

* Com informações do Projeto Biomar
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h