Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/05/2019-18h48

Udesc lança livro sobre educação musical infantil nesta terça

 
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lança nesta terça, 21, o livro infantil “Miau: Clara canta para as estrelas”, da mestra pelo Centro de Artes (Ceart) Bárbara Trelha. O evento de lançamento contará com palestra e apresentação musical no auditório da Udesc Ceart, a partir das 13h30, sendo todas as atividades gratuitas e abertas ao público.

A palestra de lançamento do livro, publicado pela editora da Udesc, será ministrada pela autora Bárbara Trelha, para os alunos e comunidade acadêmica. A obra visa potencializar as aulas curriculares de música e resulta de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) nos anos de 2016 a 2018.  Os participantes receberão um certificado de 5h.

A palestra será realizada para contar os processos de pesquisa e produção do livro e também apresentar as músicas contidas na obra. A narrativa literária conta a superação de uma garota do seu medo de cantar, intercalando a trama com ideias a respeito do universo musical. O evento contará com a participação da violinista Thina Viertel, de Laura Matias, e um coro das crianças que participaram da produção da pesquisa de Bárbara.

Sobre o livro


Durante o desenvolvimento de pesquisa de Bárbara, a mestranda buscou pela construção de um material literário voltado para crianças e direcionado à linguagem musical. Por isso o livro é composto com partituras das músicas expressas no texto. Como forma de aumentar a difusão, ele também vem no formato de áudio book com canções e leitura da obra na íntegra.

O processo de pesquisa e a construção de um material didático e informativo foi pensado a partir da experiência da autora, para que crianças e familiares tenham mais contato com a música. Como Bárbara Trelha atua como professora de música da rede pública, ela já estava acostumada a utilizar narrativas literárias em suas aulas. A palestra com apresentação da obra e música visa compartilhar com o público o processo e desdobramentos, descobertas e surpresas que a obra Miau trouxe para crianças e educadores.

Sobre a autora


Bárbara Trelha é musicoterapeuta formada pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e licenciada em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFP), com mestrado em Artes pela Udesc. Possui experiência em espetáculos com linguagem clown e ações de humanização hospitalar por meio da música e da palhaçaria. Estudou canto lírico e trabalha com processos de canto e voz há 21 anos.

Também atua como professora de música na rede municipal de Florianópolis e como educadora musical  em escola particular de Balnerário Camboriu. Também trabalha como preparadora vocal na Cia de teatro Tablado das Artes e é coordenadora do grupo de canto Curruíras no Telhado, um grupo formado por idosos que são participantes do programa de prevenção de saúde.

Serviço:


O QUÊ: Lançamento do livro "Miau: Clara canta para as estrelas", de Bárbara Trelha.
QUANDO: Dia 21 de maio, terça-feira das 13h30 às 17h.
ONDE: Auditório Profa. Cristina Pessi (Bloco Amarelo da Udesc Ceart), Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h