Udesc foi representada em edições anteriores do evento pela
Esag Ventures. Foto: Ingrid Borba/Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é uma das expositoras do Startup Summit, um dos principais eventos dedicados ao ecossistema de startups e inovação no país. O encontro de quarta a sexta-feira, 27 a 29, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, deve reunir 10 mil pessoas. A universidade lançará dois novos programas de inovação no evento: Udesc Conecta e Cipi Acelera.
Esta é a primeira vez que a universidade terá um estande próprio no Startup Summit, como instituição. Nas últimas duas edições, a Udesc esteve presente com a Esag Ventures, aceleradora e incubadora de ideias de negócios desenvolvidas por estudantes de seu Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Neste ano, haverá um estande geral da Udesc e outro exclusivo da Esag Ventures.
O estande da Udesc será um espaço próprio para apresentação de projetos da universidade, diálogos e trocas de experiências com outras universidades, empreendedores, investidores, executivos e representantes do setor público.
Segundo a Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi) da Udesc, Elaine Zeni Vieira, o objetivo é dar visibilidade às ações estratégicas da universidade em inovação, parcerias, propriedade intelectual e empreendedorismo, além de criar conexões com agentes deste ecossistema no estado e país.
“É um espaço para mostrar nossos projetos, mas também para gerar novas parcerias e oportunidades para estudantes, professores e pesquisadores”, avalia a coordenadora da Cipi. Estar presente em um evento desse porte fortalece a visibilidade da Udesc e impulsiona o desenvolvimento econômico regional e nacional”.
Além da equipe da Cipi, representantes indicados pelos centros de ensino irão auxiliar no atendimento ao público durante o Startup Summit. “A ideia é garantir que toda a universidade esteja representada no evento, mostrando a diversidade e a capilaridade das ações da Udesc”, destaca Elaine.
Lançamento de programas
Com foco na divulgação da universidade e novas parcerias, a Cipi lançará durante o Startup Summit duas iniciativas voltadas à inovação e empreendedorismo. A primeira delas é o Udesc Conecta, programa que conecta a universidade a demandas externas, aproximando sociedade, empresas e poder público.
A segunda novidade será a apresentação do Cipi Acelera, uma ferramenta direcionada ao atendimento e à comunicação entre a Udesc e o agentes externos. A proposta da inovação é permitir que professores, estudantes e parceiros agendem encontros e alinhem suas iniciativas de forma prática e ágil, facilitando trabalhos em conjunto.
“Vamos reforçar também o papel estratégico das universidades nos ecossistemas de startups, atuando como fontes de conhecimento e pesquisa, gerando novas tecnologias e patentes, formando talentos qualificados e empreendedores, além de se conectarem com empresas e investidores para acelerar o desenvolvimento de negócios”, completa a coordenadora Elaine Vieira.
Estande da Esag Ventures
A Udesc também será representada no evento pela Esag Ventures, programa de apoio a ideias de negócios propostas por estudantes da Udesc Esag.
O estande da iniciativa mostrará sete ideias de negócios transformadas em empresas e que já passaram pelo
projeto de aceleração do programa:
Maestr.ia, Nittio, Drops, Easy Tour, Propósito, Visura e
Barkee.
Mais informações sobre o Startup Summit podem ser obtidas na
página oficial do evento.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006