Viagem incluiu evento científico e visita a instituições de ensino e
pesquisa - foto: arquivo pessoal
Três professoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), todas do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó, participaram na última semana, de 14 a 18 de julho, do
14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (Ciaiq 2025), em Portugal. O evento foi realizado no Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (Isla), em Vila Nova de Gaia.
As professoras doutoras Edlamar Katia Adamy, Letícia de Lima Trindade e Carine Vendruscolo, do
Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (PPGEnf) da Udesc Oeste, apresentaram quatro trabalhos relacionados a pesquisas participativas em saúde e enfermagem.
Os trabalhos apresentados pelas pesquisadoras da Udesc Oeste têm foco em metodologias como os círculos de cultura e a pesquisa apreciativa, estudo de método misto, pesquisa metodológica e design thinking como estratégias de desenvolvimento de tecnologias em saúde.
A professora Letícia Trindade, coordenadora do PPGEnf da Udesc Oeste, também ministrou o workshop "Elaboração de Projetos de Pesquisa de Métodos Mistos: potencialidade da integração quali-quantitativa", que teve as inscrições esgotadas.
Porto
Além da participação no Congresso, as pesquisadoras realizaram uma missão de curta duração na
Escola Superior de Enfermagem do Porto (Esep). Elas conheceram toda a infraestrutura, estrutura pedagógica e de laboratórios da Esep, além de trocarem experiências sobre formação em enfermagem e saúde.
O grupo foi recebido por dois coordenadores da escola, os professores Elizabete Borges e Paulo Alexandre Puga Machado. Houve também um encontro com outros professores e com mestrandos e doutorandos orientados por Elizabete Borges (Esep), com coorientação de Letícia Trindade (Udesc Oeste).
A visita incluiu ainda reunião de trabalho com as professoras Olga Ribeiro e Alexandrina Cardoso (Esep) e com o professor João Ventura, da
Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP), parceiros de pesquisa internacionais.
Internacionalização
De acordo com a professora Edlamar Katia Adamy (também diretora-geral da Udesc Oeste), “essas atividades tiveram o objetivo de fortalecer as parcerias existentes e alinhar novas, para promover ainda mais a internacionalização do Programa de Pós-graduação em Enfermagem”.
A viagem das professoras a Portugal foi viabilizada com apoio do
Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Edital Proeven/2024) da Udesc e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Pós-graduação, da
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), apresentando os resultados de pesquisa da mestranda Ligia Schafer.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006