Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2016-11h48

Udesc Oeste capacitará mais 30 manipuladores de alimentos em Pinhalzinho até outubro

O curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciará um curso de treinamento e capacitação na segunda-feira, 5, para 30 manipuladores de alimentos que atuam principalmente em panificadoras, lanchonetes, açougues, indústria de embutidos e supermercados de Pinhalzinho e região.

O curso terá cinco aulas teóricas, das 8h às 11h, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip) e uma prática sobre técnicas de higienização das mãos, antebraços, superfícies e de alimentos no Laboratório de Microbiologia da Udesc Oeste.

As aulas em 5, 12, 19 e 26 de setembro e 3 e 10 de outubro serão ministradas pelas professoras Darlene Cavalheiro, Lucíola Bagatini e Liziane Schittler, do curso de Engenharia de Alimentos.

No conteúdo, haverá noções sobre contaminação e micro-organismos, boas práticas de fabricação, higiene dos manipuladores e dos alimentos, superfícies, equipamentos e utensílios e segurança no trabalho (equipamento de proteção individual).

A ação integra o projeto de extensão Práticas em Segurança dos Alimentos, que já treinou cerca de 200 trabalhadores desde 2013. Neste ano, já foram capacitados 18 manipuladores entre abril e junho, em um curso que incluiu também uma palestra sobre higiene na manipulação de alimentos. 

Segurança alimentar

Segundo a coordenadora do curso, professora Darlene, o conceito de segurança alimentar considera, como aspectos principais, a quantidade, a qualidade e a regularidade no acesso aos alimentos.

Entre esses itens, ela cita a qualidade dos alimentos ofertados para o consumo da população como um dos desafios dos profissionais, das empresas e dos órgãos fiscalizadores do setor.

Para melhorar a qualidade dos alimentos produzidos e comercializados em Pinhalzinho e região, o curso de Engenharia de Alimentos da Udesc Oeste firmou uma parceria com a Acip para oferecer, desde 2013, cursos de capacitação e treinamento dos colaboradores de empresas de alimentos.

Com a mesma finalidade, em 2014, o curso firmou outra parceria com os departamentos de Segurança Alimentar e Inspeção municipal da Prefeitura de Chapecó para treinar manipuladores de alimentos do município e da região pelo projeto de extensão Práticas em Segurança dos Alimentos.

Leia mais:

23/05/2016 - Engenharia de Alimentos da Udesc Oeste fará novos treinamentos com trabalhadores do setor alimentício

25/11/2015 - Manipuladores de alimentos treinados pela Udesc Oeste receberão certificados em Pinhalzinho

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935 
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h