Novo bloco da Enfermagem terá 3,5 mil m², 25 salas, seis
laboratórios e um centro de simulação e saúde digital
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deu início à construção de um novo prédio no campus do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) no bairro Santo Antônio, em Chapecó (SC). O bloco de 3,5 mil metros quadrados receberá o Departamento de Enfermagem e os cursos de graduação, mestrado e doutorado na área, que hoje estão em um prédio alugado no Centro da cidade.
A ordem de serviço que autoriza o início imediato da obra, orçada em R$ 19,6 milhões, foi assinada pela reitora da Udesc em exercício, Clerilei Bier, e marcada por um ato simbólico nesta quarta-feira, 10, no campus de Chapecó. Com o novo prédio, previsto para estar pronto até o fim de 2027, a Udesc Oeste concentrará suas unidades de Chapecó em um só local, onde já estão os setores administrativos e os cursos da área de Zootecnia.
Enfermagem
O curso de Enfermagem da Udesc Oeste foi aberto em 2004, originalmente em Palmitos (SC). Desde 2012, quando foi transferido para Chapecó, funciona em um prédio alugado por cerca de R$ 46,8 mil mensais na Rua Sete de Setembro, na zona central da cidade. Hoje trabalham no espaço 45 profissionais, entre professores e técnicos universitários, atendendo 161 alunos de graduação e 54 de pós-graduação.
Tudo será transferido para o novo bloco no campus do bairro Santo Antônio, que terá 25 salas, seis laboratórios e um centro de simulação e saúde digital. “A expectativa é muito grande”, conta a diretora-geral da Udesc Oeste, professora Edlamar Kátia Adamy, que também é professora da Enfermagem. “Temos confiança de poder fazer no prazo nossa tão sonhada mudança, constituindo um campus e vivenciando mais a universidade”.
De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Letícia Trindade, o novo espaço terá impacto na formação dos estudantes. “Cada laboratório, sala de aula e ambiente de simulação foi criado para aproximar o conhecimento científico da prática cotidiana, permitindo que nossos estudantes da graduação e pós-graduação possam melhor desenvolver habilidades avançadas de cuidado”, explicou Letícia.
Ampliação
O engenheiro Carlos Tosin, um dos fiscais da obra, está confiante de que Engedix cumprirá o prazo de dois anos, com base em outras experiências com a empresa na execução de obras para a Udesc. "Além dos prazos, confiamos que a empresa entregará uma obra com qualidade", afirma Tosin.
A Udesc Oeste tem previsão de construir mais um prédio no campus do bairro Santo Antônio, em Chapecó. Ele abrigará os setores administrativos, biblioteca central, auditório, cantina e espaço de convivência, deixando o bloco atual exclusivamente para a área de Zootecnia. De acordo com a diretora de Administração do centro, Renata Tumelero, o projeto está em fase de finalização dos documentos técnicos e deve ter a obra licitada em 2026.
Além do campus em Chapecó, a Udesc Oeste conta ainda com uma unidade avançada em Pinhalzinho e a Fazenda Experimental em Guatambu, dois municípios da região. Na unidade de Pinhalzinho estão o curso de graduação em Engenharia Química, os cursos de graduação e mestrado na área de Engenharia de Alimentos, o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI) e o Planetário da Udesc Oeste.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006