Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2013-11h18

Udesc Oeste desenvolve atividades de saúde em aldeias Kaingang e Guarani de Chapecó

Semana cultural comemora Dia do Índio - Fotos: Divulg.
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Chapecó, participa a partir desta quarta-feira, 17, da Semana Cultural no Toldo Chimbangue, em Chapecó, onde vivem cerca de 900 índios das etnias Guarani e Kaingang. A iniciativa das duas comunidades indígenas integra as ações relacionadas ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.

Um grupo de oito bolsistas do projeto de extensão Roda de Arte, Trabalho e Saúde com Populações Indígenas, da Udesc Oeste, vai desenvolver até sexta-feira, 19, atividades relacionadas principalmente à saúde, como primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, aulas sobre fitoterapia (plantas usadas na cura de doenças), verificação da pressão arterial, necessidade de realização de exames preventivos e inclusão digital.

Essas atividades vão ser desenvolvidas na Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen`nó e acompanhadas pelas professoras Rita Rebonatto, Andréa Nuremberg Guimarães e Bernardete Kreitz Erdmann, do curso de Enfermagem.

Dos oito bolsistas, seis são voluntários, entre eles o italiano Antonio Martela, aluno de Enfermagem de uma universidade do norte da Itália, que chegou à Udesc Oeste neste mês como integrante de programa de intercâmbio. 

Sobre o projeto

O projeto Roda de Arte, Trabalho e Saúde, do curso de Enfermagem, desenvolve atividades no Toldo Chimbangue por meio da articulação entre ensino e extensão com atividades práticas de assistência à saúde da população indígena e conta também com a participação de estudantes e professores do curso de Zootecnia. É coordenado pelas professoras Carine Vendruscolo, Letícia de Lima Andrade, Silvana dos Santos Zanotelli e Rita Trindade Ribonatto Oltramari.

Em 2012, por exemplo, um grupo de alunos de Enfermagem e integrante desse projeto realizou trabalho de prevenção ao consumo de drogas, sobretudo alcoolismo, em adolescentes indígenas da etnia Guarani, da aldeia Araxaí, no Toldo Chimbangue. 

Segundo a professora Rita, o álcool é a droga que predomina entre os cerca de 130 índios (24 famílias) de Araxaí, com doenças como hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC). "O álcool é bastante consumido porque é barato e de fácil aquisição", explica.

A ação efetuada a cada 15 dias objetivou também profissionalizar os jovens indígenas em atividades como apicultura e artesanato, suas principais fontes de renda.

Rita destaca que, no meio acadêmico, as ações do projeto de extensão com os índios, além de provocarem reflexões e quebrarem tabus, ressaltam o papel da universidade "em romper com a idéia de que as populações indígenas são atrasadas, desprovidas de conhecimentos e retrógradas".

O projeto de extensão da Udesc Oeste com os índios do Toldo Chimbangue, que já dura três anos, foi apresentado no 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado no final de outubro e início de novembro de 2012, em Porto Alegre, e no 8º Encontro de Extensão da Udesc, em Lages.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h