Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/07/2017-11h32

Udesc Oeste inicia programa de assistência técnica gratuita para produção local de leite

O curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou um programa de assistência técnica e laboratorial gratuita sobre produção, composição e qualidade do leite associada à realização de diagnóstico parasitológico dos rebanhos bovinos, ovinos e equinos da região.

O programa de extensão, que é desenvolvido por bolsistas dos laboratórios de Parasitologia, Anatomia e Fisiologia Animal da Udesc Oeste, pretende cadastrar e atender cerca de cem pequenas propriedades locais.

Detalhes da atividade foram publicados pelos acadêmicos de Zootecnia João Henrique dos Reis e Roger Rocha Gebert no caderno Sul Brasil Rural, que é encartado no jornal Sul Brasil, com edição em Chapecó e circulação em municípios do Oeste.

Os estudantes receberam orientação do professor Alecksandro da Silva. A publicação é coordenada pelos docentes Diogo Luz de Alcântara Lopes, Antonio Waldimir Leopoldino da Silva e Rogério Ferreira.

Ações

De acordo com o programa, os produtores  terão à sua disposição palestras organizadas na cidade ou em comunidades para orientar sobre controle de parasitos e mastite, por exemplo, e também facilitar o contato entre os produtores rurais e a Udesc.

Os produtores poderão enviar quinzenalmente amostras de leite do tanque para análises laboratoriais sobre a composição e receberão o resultado dessa análise e, se necessário, orientações para sanar problemas. Eles também poderão encaminhar amostras de fezes, sangue e de carrapatos para diagnóstico parasitário.

Nos laboratórios da Udesc Oeste, também poderão ser diagnosticadas verminose e coccidiose a partir de fezes dos animais e, mediante esfregaço sanguíneo, detectar doenças como tristeza parasitária ovina e tripanossomoses, que causam mortalidade em bovinos.

Outra atividade a ser desenvolvida pelo programa será a análise da qualidade da água consumida pelos animais e humanos na propriedade.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (49) 2049-9560.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h