Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/10/2013-11h37

Udesc Oeste promove terapias de danças circulares com mulheres de Cunha Porã

Participantes durante terapia - Foto: Gabriela Zamboni
Um grupo de 20 mulheres, de 14 a 50 anos, do município de Cunha Porã vem participando de terapias com danças circulares sempre às quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, no salão da prefeitura.

A ação integra o grupo Gira Vida, do projeto de extensão Espaço, Saúde e Equilíbrio, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A terapia, que terminará no fim do ano, tem participação da professora Kiocesan Galli, da Udesc Oeste e coordenadora do projeto do curso de Enfermagem, e da psicóloga Mariele Comparin, da prefeitura.

Segundo Kiocesan, já foram realizados oito encontros e o próximo será nesta quinta-feira, 10. "O trabalho com danças circulares tem ampla divulgação no município, e a demanda tem aumentado bastante", ressalta a professora, ao lembrar que a ação só foi possível graças ao interesse manifestado pela Prefeitura de Cunha Porã.

Ela informou que o programa de extensão pretende desenvolver em 2014, em Cunha Porã, o projeto Cirandinha Vira Vida para crianças.

Benefícios

Para Kiocesan, iniciativas como a que vem sendo desenvolvida em Cunha Porã visam "mostrar à comunidade que existem várias alternativas para melhorar a saúde sem o uso de medicamentos".

Ela explica que a dança circular traz inúmeros benefícios, como despertar a alegria e estimular a concentração e a atenção do participante.

"Esse tipo de dança trabalha o sentido de cooperação com o outro e a percepção de si mesma quando se movimenta. Também melhora a auto-estima, diminui a ansiedade, aumenta os afetos positivos e a vontade de estar com o outro. É um momento prazeroso", ressalta.

Danças circulares

Elas são basicamente danças de roda, recolhidas de diferentes partes do mundo em vários períodos. É um movimento cultural mundial, criado pelo bailarino e artista plástico alemão/polonês Bernhard Woisen na década de 1950 e se espalhou pelo mundo.

Segundo o projeto de extensão Espaço, Saúde e Equilíbrio, existem danças muito antigas que vão passando de geração para geração e outras coreografadas recentemente.

O que caracteriza essas danças é o espírito comunitário que promovem, podendo ser danças para celebração ou de saudação.   

Leia mais:

2/8/2013 - Udesc promove oficina de danças circulares, em Chapecó

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h