Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/03/2013-19h17

Udesc Oeste terá usinas de produção experimental de alimentos em Pinhalzinho

Imóvel está localizado na SC-469, km 1, no Centro de Pinhalzinho - Foto: Udesc Oeste
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assinou o contrato de aluguel de um imóvel em Pinhalzinho para realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão com os alunos de Engenharia de Alimentos por meio de usinas de produção, uma escala intermediária entre laboratórios e plantas industriais.

Com dez mil metros quadrados (equivalente a um campo de futebol), o terreno possui área construída de 1.444 metros quadrados, que está sendo adequada pela locadora, a Pinhal Sucos do Brasil S/A, para ter cinco salas de aula e quatro usinas (carnes, cereais, frutas e leite).

“Além das salas e das usinas, usaremos a planta industrial da empresa, que é de pequeno-médio porte”, destaca o chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, Gilmar de Almeida Gomes. “Já estamos buscando parcerias com prefeituras da região para produzirmos sucos para escolas, por exemplo.”

Segundo Gomes, as atividades deverão iniciar provavelmente em abril. “A empresa nos entregará um prédio adequado para aulas, atividades experimentais e planta industrial”, afirma.


Benefícios

O chefe de departamento ressalta que 200 estudantes da Udesc Oeste em Pinhalzinho usarão as novas instalações, que envolverão todas as fases de Engenharia de Alimentos, em escalas diferentes de funções. “A Reitoria vai disponibilizar algumas bolsas”, antecipa.

Com o prédio, os acadêmicos não precisam mais viajar para fazer as atividades experimentais em outros municípios. O imóvel é de fácil acesso e fica na SC-469, km 1, Centro, Pinhalzinho.

O contrato firmado com a Pinhal Sucos do Brasil tem quatro anos de duração e, após o término dele, a universidade pretende transferir as instalações para um prédio próprio, que está na fase de licitação de projetos complementares.

“Nós do departamento, junto com a Reitoria e a Direção-Geral da Udesc Oeste, propusemos essa solução temporária para beneficiar a formação dos alunos”, diz Gilmar Gomes.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h