Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/08/2022-14h25

Udesc oferece curso gratuito de formação em Astronomia nesta sexta, em Florianópolis

Curso presencial terá duas etapas - Foto: Freepik
Na sexta-feira, 2, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará um curso gratuito de formação em Astronomia para professores e estudantes de licenciatura de Florianópolis e região.

As atividades serão realizadas de forma presencial, em duas etapas (veja abaixo), no Plenarinho da Reitoria, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas pela internet. Acesse o formulário eletrônico da primeira e da segunda etapa.

A primeira etapa ocorrerá das 13h30 às 17h30 e terá duas oficinas, uma sobre construção de relógios solares de baixo custo e a outra sobre Astronomia, abordando questões como fases da Lua, estações do ano e eclipses.

A segunda etapa será realizada das 18h30 às 21h30 e incluirá uma roda de conversa sobre Astronomia no espaço escolar e a observação do céu com um telescópio.

Interessados em participar das atividades da tarde e da noite devem realizar as duas inscrições.

Ligado aos programas de extensão Ciência Viva Udesc Oeste e Saúde e Cidadania, o curso é ofertado pelos centros de Educação Superior do Oeste (CEO), de Educação a Distância (Cead) e de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

A ação é coordenada pelos professores Daniel Lunes Raimann, da Udesc Oeste, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, da Udesc Cead, e Daniela de Souza Onça, da Udesc Faed.

Cronograma

  • 13h30 – Oficina: Construção de relógios solares de baixo custo, com o professor Marcos Daniel Longhini UFU)
  • 15h30 – Oficina: Astronomia na ponta da mão: fases da Lua, estações do ano, eclipses, entre outros temas, com a professora Gleici Kelly de Lima (IFC) e o professor Daniel Iunes Raimann (Udesc Oeste)
  • 18h30 – Roda de conversa: Astronomia "no espaço" escolar: olhares sobre a prática pedagógica, com o professor Marcos Daniel Longhini (UFU) e as professoras Érica de Oliveira Gonçalves (PMF) e Gleici Kelly de Lima (IFC)
  • 20h30 – Observação do céu com telescópio do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (Neoa/JBS), do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc)

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espacoastronomia@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso presencial terá duas etapas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h