Programa da Udesc atende gratuitamente a comunidade
O Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), oferece 15 projetos específicos voltados à promoção da saúde de idosos, todos gratuitos e abertos à comunidade. Oito desses projetos trabalham com a prática orientada de atividade física, considerada fundamental para manter o vigor e a qualidade de vida nessa faixa etária.
O Geti é mantido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc em Coqueiros, na região continental de Florianópolis. É o programa de extensão mais antigo da universidade, completando 25 anos em 2014.
Assista reportagem da RBS TV sobre o trabalho do Geti
De acordo com a professora doutora Giovana Zarpellon Mazo, coordenadora do Geti e do Laboratório de Gerontologia da Udesc Cefid, os exercícios mais indicados para a prática na terceira idade são os aeróbios (caminhada, corrida, hidroginástica ou bicicleta, entre outros). “O ideal é pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, se for moderado”, explica Giovana. “Se for mais intenso, 20 minutos por dia, três vezes por semana”.
Além de caminhada, exercícios de fortalecimento muscular são muito importantes para manter o vigor e a qualidade de vida. “Isso ajuda a manter a capacidade funcional para fazer as atividades da vida diária, como limpar a casa, ir ao mercado e carregar as compras, subir escadas, pegar o ônibus”, diz a coordenadora. Esses exercícios pode ser feitos tanto em casa quanto em programas específicos para a terceira idade, como o Geti.
Saiba mais em www.cefid.udesc.br/geti
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622