Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/05/2021-17h35

Udesc oferece vagas para cursos online de flauta doce e técnica Klauss Vianna

Cursos são oferecidos pelo Centro de Artes e são voltados especialmente a professores de Educação Musical Escolar

Aulas iniciaram em maio, mas ainda há vagas. Img: Div.
O programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação está com inscrições abertas para os cursos de flauta doce intermediária e de percepção física do corpo na técnica Klauss Viana. O programa é realizado pelo Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e segue com as inscrições até o dia 8 de junho. 

São cinco vagas para a Turma B. As aulas têm duração de 60min e semanais, e são transmitidas de maneira síncrona, via plataforma Google Meet. O horário será fechado de acordo com a turma, após o preenchimento das vagas, o contato após a matrícula será feito por e-mail.

O curso tem uma carga de 15 horas semestrais e é aberto para o público em geral, preferencialmente a professores da Educação Musical Escolar, que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos em flauta doce.

Nível intermediário

Para participar é necessário conhecimento prévio de flauta doce e notação musical. A iniciativa pretende abrir espaço para a conscientização do legado musical e sua inserção sociocultural, através da flauta doce como instrumento da educação musical. Ao longo de todas as fases do curso, serão priorizadas a investigação e a pesquisa de repertório originado na tradição oral (música folclórica), assim como as possibilidades sonoras do instrumento.


Escuta do corpo

Integrando o programa de extensão de Flauta Doce, está o curso de percepção física do corpo na técnica Klauss Viana. Com certificado de participação de 15h semestrais, as inscrições também podem ser feitas até o dia 8 de junho. No total são 15 vagas para cada turma.

As aulas serão realizadas também de forma síncrona, pelo Google Meet, uma turma nas quartas-feiras e outra turma sextas-feiras, ambas das 10h20 às 12h. Aqueles que estiverem participando da aula de flauta doce podem se inscrever para a técnica Klauss Vianna, que busca o acordar do corpo, gerando sua flexibilização a partir da pesquisa do movimento de cada indivíduo.

O núcleo da técnica proposta pelo bailarino, coreógrafo e educador corporal Klauss Vianna é a escuta do próprio corpo, por meio de ferramentas que auxiliem o músico no momento da apresentação e na aquisição de "presença cênica".

As inscrições estão abertas tanto para músicos quanto para a comunidade em geral que tenha interesse no tema do curso.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação e pelo e-mail aulos.mostra@gmail.com.

Serviço

O QUÊ: Curso de Flauta Doce Intermediário.
ONDE: Google Meet.
QUANDO: Horário a ser definido com a turma.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. É necessário conhecimento prévio de flauta doce e notação musical.
VAGAS: 5.
INSCRIÇÕES: pelo formulário.

O QUÊ: Curso Escuta do Corpo - Técnica Klauss Vianna
ONDE: Google Meet.
QUANDO: Quartas e sextas-feiras, das 10h20 às 12h.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
VAGAS: 15 para cada turma.
INSCRIÇÕES: por meio do formulário eletrônico.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h